sexta-feira, novembro 16, 2018

Petrolândia: Associação Café com Arte é destaque na ExpoSertão 2018





A Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, esteve presente na 4ª Feira de Negócios e Empreendedorismo de Petrolândia, realizada de 08 a 11 de novembro, no Parque João Pernambuco, nesta cidade. A entidade foi representada em estande no pavilhão de gastronomia e com barraca na Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia-Feirarpe, instalada no evento.

Na Feirarpe da ExpoSertão, a Café com Arte apresentou peças de suas artesãs, com destaque para os calçados de couro do peixe tilápia, produto artesanal inovador criado para aproveitar resíduos da alta produção da tilapicultura de Petrolândia, um dos maiores produtores de tilápia do Brasil, com atividade em expansão no Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.

Inserida na cadeia produtiva da piscicultura, a Café com Arte divulga a buchada de tilápia, prato inscrito no Festival de Gastronomia. No estande de gastronomia, além da buchada, os frequentadores da ExpoSertão 2018 apreciaram, também, a famosa tapioca da Fafá, com saborosos e variados recheios.

No encerramento da ExpoSertão, a presidente da associação, artesã Fátima Belém, recebeu o prêmio do I Festival de Gastronomia de Petrolândia, realizado durante a Feira de Negócios.

À nossa reportagem, Fafá enfatizou a boa estrutura e organização da ExpoSertão e disse que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho.

"É uma satisfação muito grande receber esse prêmio, que é o reconhecimento do trabalho que realizamos há mais de uma década em Petrolândia. Agradecemos à nossa querida prefeita Jane e aos secretários que fizeram esse evento lindo, bastante organizado, onde pudemos mostrar nossa gastronomia e nosso artesanato, fortalecidos com o empreendedorismo. Agradecemos demais à Prefeitura, ao Sebrae, ao Senac, ao Governo de Pernambuco. Foi muito enriquecedor pra nós esse evento. Se Deus quiser, em 2019, estaremos na 5ª ExpoSertão, mostrando o que Petrolândia tem de mais bonito e de mais gostoso", declarou Fátima Belém, após o evento.

A artesã também agradeceu o apoio de vereadores e parlamentares para melhorar e ampliar a produção na Café com Arte.

"A Associação Café com Arte tem orgulho de ser de Petrolândia e já temos renome, dentro de Pernambuco e fora também. Trabalhamos duro, lutamos muito, fomos atrás pra conseguir o que já conseguimos, mas, a palavra maior é gratidão, porque sozinhos não somos nada. Agradecemos demais às pessoas que Deus colocou no nosso caminho, a começar pelo saudoso Dr. Simões (Francisco Simões de Lima, ex-prefeito), que criou essa ideia, junto com dona Socorro (Simões, ex-Primeira Dama) e aos prefeitos depois dele. Todos nos deram a mão. Vereadores também, começando com Dona Santa (ex-vereadora) que é associada desde a fundação da Café com Arte, até o filho dela, Delano, que nos dá a maior força. E não posso esquecer de Fernando Filho (deputado federal) e Alberto Feitosa (deputado estadual), que se comprometeram com a gente", disse ela. "Sou muito esquecida, vai que esqueço o nome de alguém e parece que sou ingrata? Obrigada a todos, gente! De coração, me perdoem se não disse o nome de alguém. Deus sabe que eu agradeço a todos, do mesmo jeito que agradeço às companheiras que fazem a Café com Arte. Estou emocionada, foram quatro dias muito importantes pra gente, que luta tanto pra ver Petrolândia e o trabalho da gente reconhecido Brasil a fora", finaliza.

Com mais de 30 associadas, a Café com Arte é uma das mais importantes associações de artesãos de Pernambuco, com vários projetos contemplados pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura-Funcultura, além de outras fontes de apoio. A Fenearte e a Fenahall, realizadas anualmente no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, são dois dos maiores eventos nos quais a Café com Arte expõe e comercializa suas peças artesanais.

Com ênfase no empoderamento feminino, a Café com Arte agrega mulheres que desenvolvem artesanato e trabalhos manuais, para incentivar a união, a autonomia financeira e a autoestima das associadas, com trabalhos individuais e coletivos, acesso a cursos de qualificação e participação em eventos. Atualmente, a presidente da Café com Arte cumpre mandato no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/PE), eleita conselheira em 2017.

Associação Café com Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário