segunda-feira, agosto 19, 2019

O Armorial e identidade sertaneja em pauta no Cais do Sertão nesta terça (20), no Recife

Às 14h30, centro cultural promove roda de conversa sobre o movimento criado por Ariano Suassuna e a Pedra do Reino; à noite, rola edição do Uma Noite no Museu (Foto: Chico Andrade)

A terça-feira promete no Cais do Sertão. O dia, que já é bastante movimentado no centro cultural pela gratuidade na entrada, conta com duas atividades que prometem reunir um público variado. A partir das 14h30, o espaço abriga uma roda de conversa sobre o Movimento Armorial, comandada pela professora de literatura Débora Cavalcante. A atividade integra o projeto Tengo Lengo Tengo. Mais tarde, às 17h, o projeto Uma Noite no Museu recebe intervenção artística daos estudantes da Erem Paulista sobre a odisseia nordestina.

Pensar e discutir a atemporalidade da obra de Ariano Suassuna é foco da roda de conversa “O Armorial e a Pedra do Reino”. A intenção é conduzir os participantes por um mergulho na fortuna bibliográfica produzida acerca da Pedra do Reino, região famosa do município de São José do Belmonte, marcada por sediar um movimento messiânico sebastianista entre os anos de 1835 e 1838. O local hoje abriga a Ilumiara da Pedra do Reino, onde, anualmente, é celebrada a Cavalgada da Pedra do Reino, principal evento cultural e turístico da região.

O bate-papo será conduzido pela professora e pesquisadora de literatura brasileira Débora Cavalcante. A atividade é aberta ao público e ocupa a sala Todo Gonzaga, no primeiro andar do Cais do Sertão.

UMA NOITE NO MUSEU

O terceiro encontro do projeto Uma Noite no Museu, ação de sucesso que possibilita que inúmeras escolas da Região Metropolitana representem o Sertão a partir de intervenções artísticas - música, performance, peças de teatro, cordel - recebe hoje os alunos da Erem Paulista, de Paulista,município da Região Metropolitana do Recife.

Promovendo a participação de dez escolas, a iniciativa é uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e destaca a força e a sensibilidade criadora do sertanejo em sua produção cultural. Ao final de todas as apresentações, os trabalhos serão avaliados por equipe técnica do Cais do Sertão e as melhores obras serão premiadas.

“O projeto Uma Noite no Museu permite explorar o potencial artístico dos estudantes da Região Metropolitana do Recife. Este projeto do Cais é muito especial, por buscar, sobretudo, o enaltecimento da nossa cultura e a integração dos alunos com nossas tradições e valores”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Para assistir as apresentações do Uma Noite no Museu, o público deve chegar ao Cais antes das 17h, horário de fechamento do centro. As performances dos estudantes começam em seguida. Após a encenação, o centro cultural ficará disponível para visitação até as 20h.

SERVIÇO:

Uma Noite no Museu - Odisseia Sertaneja, com alunos da Erem Paulista. Terça (20), a partir das 17h, no Cais do Sertão (Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife. F.: 3182-8266)

Assessoria de Imprensa
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário