quarta-feira, maio 28, 2014

Gustavo Caribé (PSB), prefeito de Belém de São Francisco, é entrevistado por Assis Ramalho e faz balanço do seu governo

Gustavo Caribé, prefeito de Belém de São Francisco,
 em entrevista a Assis Ramalho - Foto: Lúcia Xavier

Na sexta-feira passada (23), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e as prefeituras de Petrolândia, Jatobá, Floresta, Belém de São Francisco, Tacaratu e Itacuruba assinaram, em evento realizado na Câmara Municipal de Petrolândia, o “Pacto dos Municípios pela Segurança Pública”. A mobilização é uma iniciativa do MPPE que já conta a adesão de municípios em todo o Estado, e propõe que todas as autoridades e sociedade civil unam forças e empreendam esforços na busca pela diminuição da violência. Na oportunidade, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou Gustavo Caribé (PSB), prefeito de Belém de São Francisco.

Pertencente à 4ª geração de prefeitos da família Caribé, Gustavo candidatou a vereador de Belém do São Francisco em 2004 e conquistou o 1º lugar na coligação e 2º lugar no geral, com 663 votos. Na Câmara Municipal Gustavo foi líder da oposição e marcou sua passagem no Legislativo

Em 2008, Gustavo Caribé candidatou-se a prefeito e obteve o total de 6.522 votos, eleito como um dos mais jovens prefeitos do país e o mais votado na história de Belém do São Francisco. Quatro anos depois, nas eleições de 2012, foi reeleito, tornando-se o primeiro prefeito do município com dois mandatos consecutivos.

Na entrevista concedida ao Blog de Assis Ramalho, com exclusividde, Gustavo Caribé fala sobre o "Pacto pela Segurança Pública dos Municípios", programa do MPPE, e faz avaliação dos trabalhos do seu governo no município de Belém de São Francisco.

Acompanhe abaixo a entrevista, na íntegra.

Assis Ramalho: Gostaria que o prefeito avaliasse o encontro de hoje, aqui em Petrolândia, no qual prefeitos do Sertão de Itaparica assinaram o Pacto pela segurança dos municípios com o MPPE.

Gustavo Caribé: A avaliação que eu faço é muito positiva, porque a partir do momento em que o Ministério Público toma a iniciativa de procurar outros órgãos públicos para se unir contra a violência no Estado de Pernambuco, é louvável e nos deixa bem mais tranquilos. E através destes diálogos, como aconteceu hoje, a gente vai conseguindo afinar essas conversas e, com certeza, o resultado de tudo isso vai ser o melhor para toda a comunidade. Então, é um ato que deve ser realmente admirado, de Dr. Fenelon, quando ele procura os municípios e coloca o Ministério Público à disposição dos municípios, das Câmaras, enfim, dos órgãos públicos, como eu já disse, para que a gente, juntos, possamos combater a violência e trazer mais tranquilidade para a nossa região.

Assis Ramalho: A partir do momento em que vocês, prefeitos que estiveram hoje aqui em Petrolândia, assinaram esse termo, a responsabilidade de vocês aumentou ainda mais com respeito à segurança publica de cada município?

Gustavo Caribé: Eu não quero acreditar que a responsabilidade aumentou. Eu quero acreditar que o efeito da nossa ação, agora, vai ter mais força, porque quando você luta só é difícil. Mas quando há uma união dos poderes, para que se lute contra um determinado mal, é mais fácil a gente vencer. Então, eu saio daqui muito tranquilo e feliz em saber que a gente vai estar trabalhando juntos e unindo essa força contra esse mal (da violência) que tem tentado diminuir o brilho da nossa região. E eu saio daqui com a esperança de que esse trabalho vai dar certo.

Blog: Gostaria que o prefeito fizesse um resumo da gestão de seu governo em Belém de São Francisco. O que tem feito e o que está por fazer?

Gustavo Caribé: Nós temos dedicado o nosso tempo integralmente ao município de Belém de São Francisco e temos conseguido diversas ações de obras importantes. Algumas já foram inauguradas, outras estão em execução, outras estão em licitação, e outras com ordens de serviços dadas. Então, nós temos conseguido contemplar todo o município de Belém de São Francisco. Quando eu falo isso eu quero dizer que nós temos obras e ações nos dois distritos e nos três povoados que nós temos em nossa cidade. Em toda a zona rural do município nós temos obras. Nós temos a nossa marca na zona rural, nas ilhas nós também temos as nossas ações. Agora mesmo, distribuímos 50 kits de irrigação aos ribeirinhos e estaremos distribuindo mais 30, a partir do mês que vem. Também estamos finalizando a requalificação e revitalização da Orla da cidade. Estamos finalizando a construção da urbanização do pátio da feira, onde a gente vai poder tirar a feira livre do centro da cidade e poder acomodar a feira em um local bem mais confortável e mais apropriado para receber os feirantes, assim como os consumidores. Nós vamos pavimentar toda a periferia do município, esse ano, onde já temos licitado um milhão e cinquenta mil reais de pavimentação. Através do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), estaremos licitando mais R$ 950 mil, todo para pavimentação. Também através de uma emenda do deputado federal Fernando Filho, estaremos pavimentando todo o distrito de Ibó e Riacho Pequeno. Estamos finalizando a construção de mais uma quadra (poliesportiva) coberta no município. Estamos avançando na obra de construção de uma creche no nosso município. Estamos construindo um Posto de Saúde em um bairo do município. Estamos recuperando e ampliando mais dois Postos de Saúde, sendo um no Riacho Pequeno e o outro no distrito do Ibó. Enfim, nós temos ações em todos os sentidos, em todas as localidades do município.

Assis Ramalho: E em relação às eleições deste ano, o prefeito já fechou apoio às candidaturas para deputado estadual, federal, senador, governador?

Gustavo Caribé: Com certeza, Assis. A gente já tem declarado o apoio à candidatura de Paulo Câmara (para governo do Estado), porque a gente acredita que quando Eduardo Campos escolheu o seu nome, ouvindo todo o grupo, Paulo Câmara foi o nome que teve uma aceitação de todos. Paulo Câmara trabalhou com Eduardo Campos durante quase oito anos, quando ele foi governador. Então, ele é uma pessoa capacitada para assumir o cargo. E eu quero dizer que eu confio muito no ex-governador Eduardo Campos. Acredito que ele ainda vai crescer muito nessa campanha (à presidência da República), e eu tenho plena certeza de que ele será o presidente eleito do Brasil. Também eu voto com Fernando Bezerra (para o Senado), porque eu penso que o maior representante da nossa região está na pessoa de Fernando Bezerra, e ele conta com o meu total apoio. Apoio Fernando Filho para deputado federal e Augusto César para deputado estadual.

Assis Ramalho: O prefeito está pronto e com energia para enfrentar os desafios dos quase três anos que ainda restam do mandato na prefeitura de Belém de São Francisco?

Gustavo Caribé: Assis, a gente está pronto e com toda a vontade e coragem como se estivéssemos iniciando hoje esse mandato. A gente tem gás e coragem de trabalhar por mais uns dez anos, se quiserem ampliar os mandatos. A gente tem saúde, graças a Deus, e com certeza só quem vai ganhar com isso é o povo, porque os resultados a gente está mostrando. Este é o nosso segundo mandato. Eu fui o primeiro prefeito da história de Belém de São Francisco a ser reeleito. E isso é sinal de que o povo aprovou um trabalho bem feito. É sinal de que a gente pôde devolver ao povo a expectativa que ele tinha, quando votaram na gente nas eleições de 2008 e voltaram a votar na gente também em 2012. E estamos aí para cumprir com a expectativa de toda a população de Belém de São Francisco

Agradecemos ao prefeito pela atenção com a nossa reportagem.

Gustavo Caribé: Eu é que agradeço a você, Assis, e quero dizer que sempre estou às ordens para poder trazer a notícia de Belém de São Francisco, mostrando as nossas realizações. Um abraço.

Notícias relacionadas:
>Petrolândia sedia solenidade do MPPE para adesão do Sertão de Itaparica ao 'Pacto dos Municípios pela Segurança Pública'
>Prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba confirma possibilidade de aumento de 100% para secretariado.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário