quarta-feira, maio 28, 2014

Geração de energia eólica dos EUA em 2013 foi equivalente à retirada de 20 milhões de carros das ruas


Os 167,7 milhões de megawatt-hora (MWh) de energia eólica produzida nos Estados Unidos em 2013 reduziram as emissões de dióxido de carbono do país em 126,8 milhões de toneladas, o equivalente a cortar as emissões do setor de energia em mais de 5% ou retirar das ruas 20 milhões de automóveis, reportou a Associação Americana de Energia Eólica (AWEA).

Em um relatório publicado pelo órgão, intitulado ‘The Clean Air Benefits of Wind Energy’ (‘Os Benefícios do Ar Limpo da Energia Eólica’), a associação informa que a energia eólica já está ajudando quase todos os estados norte-americanos a progredirem na redução da poluição, algo que em breve será exigido pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).

“A energia eólica é uma das formas mais rápidas e baratas de os estados cumprirem com a futura regra da EPA de limitar a poluição de carbono das atuais usinas de energia. E a melhor parte é que muitos desses estados e suas indústrias já estão familiarizados com o produto acessível e confiável que a energia eólica fornece”, observou Tom Kiernan, CEO da AWEA.

“Embora os detalhes ainda estejam por vir [em relação às regras da EPA], estamos confiantes de que a energia eólica pode ter um papel ainda maior em ajudar os estados a gerarem energia livre de carbono e estimularem o desenvolvimento econômico local no processo”, continuou Kiernan.

O documento também aponta outros dados sobre a produção eólica norte-americana. Por exemplo, a energia eólica economizou 36,5 bilhões de galões de água em 2013 que teriam sido consumidos em usinas convencionais, o equivalente a cerca de 116 galões por pessoa nos EUA, ou 276 bilhões de garrafas de água, colaborando com áreas atingidas pela seca.

Outra informação é que, nos últimos cinco anos, a energia eólica foi responsável por 31% de toda a nova capacidade de geração instalada no país, ficando atrás apenas do gás natural. Em 2012, o vento foi a principal fonte de toda a nova capacidade de geração, com 42%.

Além disso, o preço médio da compra de energia eólica caiu 43% nos últimos cinco anos, com a Administração de Informação em Energia afirmando que esta é a segunda fonte de geração elétrica em termos de custos mais baixos, perdendo apenas para o gás natural de ciclo combinado. Isso pode incentivar ainda mais o desenvolvimento do setor nos próximos anos.

“A energia eólica é um recurso comprovado de geração que está disponível para ajudar todos os estados a atingirem de forma acessível e confiável as reduções de emissão de carbono que serão propostas pela EPA em breve”, concluiu Kiernan.

Publicado originalmente no site CarbonoBrasil e Envolverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário