quarta-feira, março 07, 2012

06 de março de 1988, um dia marcante na história de Petrolândia

Em 1988, Petrolândia foi desapropriada pela Chesf para construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga. Tal obra resultou na inundação da cidade. Hoje, as ruínas da cidade antiga podem ser apreciadas através de mergulhos. Logo, houve a transferência do município para uma área, rumo a construção de uma nova história.
 
Essa transferência de Petrolândia para a Nova Petrolândia, ficou marcada pela data de 06 de março, que até poucos anos atrás, estava apenas na história, mas que hoje é considerada data inesquecível, e com direito a feriado para os Petrolandenses, que mostram brilho nos olhos ao explicar aos colegas de cidades vizinhas o porque do feriado, trata-se da data de transferência da antiga Petrolândia para a Nova. Hoje, podemos inclusive acompanhar em redes sociais, páginas e grupos que lembram e relembram fotos, cenários e momentos da antiga cidade e das pessoas que marcaram essa mudança.

A Nova Petrolândia (nome apenas de batismo, já que os moradores insistem em chamá-la apenas por Petrolândia) é dotada de excelente infraestrutura urbana com elevados percentuais de ruas pavimentadas, abastecimento de água e tratamento de esgoto. A cidade vem nos últimos anos, se tornando uma das mais importantes da região do Sertão do São Francisco, e aliás, se destacando no Estado de Pernambuco.

2 comentários:

  1. PASSEI VÁRIOS DIAS PRESTANDO SERVIÇOS FIQUEI NA POUSADA TRIANGULO CONHECIR A VILA DOS PESCADORES AS AGRO VILAS FUI BEM ACOLHIDO MIM APACHONEI NA RIMEIRA VISTA.HOUJE PERDI VÁRIOS CONTATO ANAEL DA AGROVILA 04 O MESMO POSSUI UM TRATOR YTO 4X4 PARA MATAR A SAUDADE DA CIDADE SÓ E-MAEIL UM FORTE ABRAÇO COMT.(081)9-9862-4391 /9-8901-8953 UM ABRAÇO SOU DA CIDADE DE ESCADA PE A 70 KL. DO RECIFE FICO BEM PERTO DAS PRAIAS,GAIBU ,PORTO GALNHA, S. JOSÉ DA COROA GRANDE SAUDAES PARA TODOS UM FELIZ NATAL EUM ANO NOVO MARAVILHOSO.

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha seis anos e me lembro claramente de como foi a mudança... Nessa época eu morava com minha avó... Eu faço parte dessa história

    ResponderExcluir