sexta-feira, dezembro 11, 2015

Petrolândia está em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e vírus Zika, aponta levantamento do MS



Reportagem publicada hoje (11) pela Agência Brasil, informa que, segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) – que se baseia em dados dos meses de outubro e novembro de 2015 e acumula informações de 1.792 cidades –, um total de 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e vírus Zika devido à presença significativa do Aedes aegypti. A classificação, feita com base em dados reunidos pelo Ministério da Saúde, leva em conta o fato de que em mais de 4% das casas visitadas nesses locais foram encontradas larvas do mosquito.

Petrolândia aparece na lista, marcada em vermelho, indicativo de que o município está em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e vírus Zika. O mapeamento aponta que Petrolândia tem 4,9% de Índice de Infestação Predial (IIP), com 27 amostras encontradas em armazenamentos de água e 3 em domicílios. Não foram encontrados focos do mosquito no lixo, fato que não justifica o descuido em realizar o descarte de lixo de maneira inadequada ou em locais proibidos e inadequados.

No comparativo entre os municípios do Sertão de Itaparica, Carnaubeira da Penha tem a mesma classificação que Petrolândia, com 4% de IIP, ao passo que Floresta, também em situação de risco de surto, apresentou IIP de 6,3%, o maior da microrregião. 

Belém de São Francisco com IIP 1,1% está em situação de alerta e Itacuruba é o único município listado como em situação satisfatória, com nenhum foco de infestação encontrado.

Tacaratu e Jatobá não constam no mapeamento.  

As ações para eliminar o Aedes Aegypti começam dentro de sua casa, com cuidados básicos, como manter bem tampados os reservatórios de água e verificar periodicamente se há locais propícios à infestação do mosquito (garrafas, baldes, pneus, vasos de plantas com água parada).

Confira a situação do seu município: Lista mostra situação do Aedes Aegypti nos municípios brasileiros
Conheça o projeto "Eminar a Dengue: Projeto Brasil": Instituto Oswaldo Cruz: Projeto 'Eliminar a Dengue: Desafio Brasil'

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Agência Brasil e LIRAa

Nenhum comentário:

Postar um comentário