sexta-feira, dezembro 11, 2015

Supermercados franceses proibidos de jogar comida fora a partir de janeiro de 2016

Na França, cerca de 7,1 toneladas de comida são jogadas no lixo todos os anos. As novas medidas relativas ao desperdício alimentar passaram no Parlamento francês por unanimidade e entram em vigor em janeiro de 2016

A partir do próximo ano, todos os supermercados franceses passarão a doar os alimentos que passarem do prazo de validade, sem serem vendidos a instituições de caridade. A medida foi aprovada por unanimidade no Parlamento francês e faz parte de um conjunto mais amplo de medidas contra o desperdício alimentar.

Além de serem forçadas a doar a comida que sobrar, os supermercados passam também a estar proibidos de destruir produtos alimentares, medida que habitualmente é tomada para evitar que os alimentos com prazo de validade vencido cheguem a ser distribuídos.

Com a nova lei, os cidadãos podem fundar associações que tenham a aprovação do Ministério da Agricultura francês com o objetivo de recolher e distribuir comida: “Isto significa que cidadãos normais podem mostrar solidariedade e ajudar a distribuir esta comida para aqueles que mais necessitam”, explica Arash Derambarsh, conselheiro municipal de Courbevoie, na comuna francesa de Ilha de França, que já foi batizado pelo jornal “Le Monde” como “o hiperativista do desperdício alimentar”.

Para Arash Derambarsh, esta foi uma “vitória histórica”. Citado pelo britânico “The Guardian”, Derambarsh sublinha que “é muito raro que uma lei passe tão rapidamente e por unanimidade”. No entanto, o conselheiro enfatiza que ainda há muito trabalho a fazer, defendendo que esta lei deve ser aprovada nos restantes Estados-membros da Comissão Europeia.

Além de ter promovido uma petição sobre o tema - só na França, recebeu 211 mil assinaturas -, Derambarsh divulgou a iniciativa na sua conta do Twitter:

Na França, cerca de 7,1 toneladas de comida são jogadas no lixo todos os anos. Quando o território analisado é o da União Europeia no seu conjunto, o cenário não é animador: os Estados-membros jogam fora cerca de 89 milhões de toneladas de alimentos por ano.

A novidade, que foi descrita no Parlamento francês como sendo uma “medida crucial para o planeta”, entra em vigor a 13 de janeiro, depois de passar pelo Senado.

Informações do Expresso
http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-12-11-Supermercados-franceses-proibidos-de-deitar-comida-fora

Nenhum comentário:

Postar um comentário