sexta-feira, novembro 22, 2013

Produtores rurais de Pernambuco devem se inscrever no Cadastro Ambiental Rural


O lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), quarta-feira (20), reuniu representantes de entidades de classe e de ONGs, no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

O CAR é um programa do governo federal, em parceira com os estados, para a regularização dos imóveis rurais, com o objetivo de ser um instrumento de controle da preservação ambiental. Na ocasião, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Francisco Cabral, disse que divulgará “o exemplo de Pernambuco, que demonstrou já estar em perfeita sintonia com a importância da regularização dos imóveis rurais em todo o Brasil, diante deste evento”.

O secretário executivo da Semas, Helvio Polito, destacou que o CAR “é um instrumento de planejamento, sendo no futuro uma referência básica para as políticas públicas pautadas para o meio rural”. Os mais de 300 mil proprietários rurais terão o prazo de um ano para fazer o cadastro, sob pena de pagarem multas de R$ 50,00 a R$ 500,00 por dia, dependendo do tamanho da área e, ainda, não ter acesso a créditos e benefícios do governo.

Nos próximos meses, segundo o gerente de Biodiversidade e Sustentabilidade da Semas, Josemario Lucena, serão realizados seis seminários nas cidades pólos do Estado, para divulgar ainda mais o CAR e sua importância. Ele que atua como coordenador geral do grupo de trabalho afirma que esse cronograma já vem sendo feito antes mesmo do lançamento oficial do programa.

Participaram da mesa, também, o presidente da Agencia Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Carlos André Cavalcanti, e o secretário estadual de Agricultura, José Aldo. Ambos destacaram a importância do programa e o compromisso na parceria para consolidar o cadastro no Estado. Os proprietários já interessados podem acessar o www.car.gov.br e clicar no link PE. Outras informações, também podem acessar o site da Semas www.semas.pe.gov.br e clicar no menu CAR.

Semas-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário