quarta-feira, julho 15, 2015

Greve dos professores começa nesta quinta e deve deixar 200 mil estudantes sem aulas em Alagoas

Paralisação por tempo indeterminado começa nesta quinta-feira; categoria cobra reajuste de 13,01% e melhores condições de trabalho

Aproximadamente 200 mil estudantes da rede estadual devem ficar sem aulas com a greve dos profissionais da Educação, marcada para começar na quinta-feira (16). Os professores decidiram cruzar os braços para cobrar reajuste salarial de 13,01%, além de melhores condições de trabalho e o fim da 'precarização' da categoria.

A paralisação, que acontece por tempo indeterminado, foi anunciada na última sexta-feira (11), após assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal). Segundo a presidente da entidade, Maria Consuelo Correia, os profissionais tentavam, desde maio, uma negociação com o Governo.

Ela diz que, até agora, os professores não receberam nenhuma contraproposta do Poder Executivo. “O Governo não nos procurou para uma contraproposta. A única proposta foi antes da assembleia geral e continuamos aguardando”, diz a presidente do Sinteal, que realiza um ato no Cepa nesta quarta para mobilizar a categoria.


A greve vai abranger todos os funcionários da rede pública de ensino estadual, que tem em média 6.500 professores – nem todos na sala de aula, devido às atividades de direção e coordenação. Além do aumento salarial e de melhores condições de trabalho, eles pedem a aplicação de progressões e a reforma de escolas em situação precária.

O reajuste oferecido pelo Poder Executivo foi de 7% parcelados em três vezes, o que foi rejeitado pelos profissionais. De acordo com nota emitida logo após o indicativo de greve, a Secretaria de Educação não teria sido comunicada da decisão dos servidores e garantiu que sempre se utilizou do diálogo para negociar.

O Governo alega que o 'estrangulamento das contas públicas', sobretudo pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mostra que a proposta dos 7% é o máximo que o Estado pode oferecer.

Apesar da deflagração da greve, o movimento grevista afirma esperar por um posicionament do Governo do Estado.

Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário