quinta-feira, outubro 04, 2012

4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, Padroeiro de Petrolândia

Fotos: Lúcia Xavier (arquivo)
Neste 4 de outubro, dia em que é comemorado São Francisco de Assis, reproduzimos a biografia mais resumida que encontramos do Padroeiro de Petrolândia, de quem o rio São Francisco, que atravessa nossa cidade, recebeu o nome, após ter sido descoberto por Américo Vespúcio em 4 de outubro de 1501. No entanto, recomendamos a leitura do artigo dedicado a Francisco de Assis na Wikipedia,   trabalho minucioso e esclarecedor.

Nas fotos acima, o monumento ao padroeiro da cidade, localizado no Mirante da Serrota, local de onde é possível ver toda a cidade de Petrolândia. A visitação dos fiéis à imagem de São Francisco de Assis costuma ocorrer intensamente na Sexta-Feira Santa.

São Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis (Itália) em 05 de julho de 1182. Seu pai, um rico comerciante de tecidos, frequentemente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. E foi em homenagem ao país que seu pai batizou o filho de Francisco.

Francisco, jovem e rico, era alegre e aproveitava as noites e as festas, estando sempre presente em banquetes e serenatas pela cidade.

Em 1201, Francisco partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado pelo pai e pelo desejo do jovem de obter fama e mais dinheiro. Porém, a guerra não saiu muito bem como planejado por Francisco. Foi tomado como prisioneiro e assim permaneceu por meses, até conseguir sua libertação.

Ao voltar para casa, Francisco é acometido pela fraqueza, provavelmente conseqüência dos tempos de prisão. E é a partir desse momento que Francisco passa a sentir-se e também a agir de maneira diferente.

Rejeita o dinheiro e as coisas mundanas, que antes o apraziam. Volta-se para a oração e para ajudar os pobres e leprosos. Uma famosa passagem de sua vida, inclusive, conta que beijou um leproso, em sinal de amizade, que antes lhe causava repúdio.
Hábito de São Francisco (reprodução Wikipedia)

Entrou em conflito direto com pai, quando vendeu todas as suas mercadorias para dar dinheiro aos pobres e comprar material de construção, para completar a reforma de uma igrejinha. Esses conflitos desencadearam na fúria do pai de Francisco, que o deserdou.

Muito jovem, aos 25 anos, Francisco aceita a decisão do pai e renuncia definitivamente os bens paternos. Entrou de vez para a vida religiosa, fundando a Ordem dos Frades Menores e a Ordem Terceira.

Foi em 1224 que Francisco recebeu os estigmas (feridas) de Jesus crucificado em seu próprio corpo, dois anos antes de sua morte, ocorrida em 3 de outubro de 1226.

São Francisco de Assis foi canonizado pelo papa Gregório IX em 1228, menos de dois após sua morte.

Francisco pediu para ser sepultado nu e seu hábito de frade, todo remendado de trapos, está preservado na Basílica de Assis.

Para ler o artigo sobre a vida de São Francisco de Assis na wikipédia, clique no atalho abaixo:
Clique>http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: O pensador e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário