quarta-feira, agosto 21, 2013

Gerson Silva, prefeito de Tacaratu, é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho

Gerson Silva é entrevistado por Assis Ramalho
Na última quarta-feira (14) a reportagem do Blog de Assis Ramalho esteve na vizinha cidade de Tacaratu, com o intuito de entrevistar o prefeito do município, Gerson Silva (PSB). Lá, fomos bem recebido pelo gestor, que nos concedeu entrevista com exclusividade. Na matéria, o prefeito fez um balanço dos primeiros sete meses do seu governo. 

Entre outros assuntos, Gerson diz que nestes primeiros meses o seu governo está  passando por muitas dificuldades, que assumiu a prefeitura com dívidas, mas que vai superar todas as dificuldades e fazer um grande governo.

O prefeito reconhece que contratou funcionários demais e que, agora, acendeu a luz vermelha, porque o quadro está no limite, e se o FPM-Fundo de Participação do Municípios continuar em queda, é possível que sejam feitas demissões.

O gestor afirma também que estuda a possibilidade de realizar concurso público no município em 2014.

Acompanhe abaixo na íntegra a entrevista com o prefeito de Tacaratu, Gerson Silva (PSB).

Iniciando a entrevista, pedimos ao prefeito sua avaliação dos sete meses de governo no município:

Gerson: Assis, o que eu posso dizer é que, nesses primeiros sete meses do nosso governo, nós estamos passando por muitas dificuldades. Mas nós estamos aqui é para superar todas elas. Agora, as dificuldades também são (por conta) que há 16 anos que o município estava sendo governado por uma gestão, que começou com os ex-prefeitos Kleber e Dadau. Eles tinham uma parceria de muito tempo e a gente está ainda organizando a casa, e, com fé em Deus, daqui para o final do ano, a gente vai botar as coisas em dia. Eu tenho muitos projetos que, em breve, a gente vai executar. Inclusive, entre esses projetos está a construção de asfalto em parte das ruas de Tacaratu e também em Caraibeiras, (obras) que deveremos dar início em breve. Também vamos dar uma arrumada nas ruas, melhorando a iluminação e construindo canteiros. Também já estamos calçando uma rua em Caraibeiras e já tem outra rua para ser executada, lá também. Enfim, nós temos vários projetos que em breve nós vamos botar em prática. 

Perguntamos sobre as obras que estão sendo tocadas no município:

Gerson:  Nós estamos construindo um PSF, aqui em Tacaratu (centro da cidade), e em breve nós vamos concluir essa obra. O governo anterior chegou a licitar esse PSF, mas não deu início à construção. Então, a gente deu início à construção desde o alicerce e vamos concluir essa obra. Temos feito muito pela saúde no município, mas sobre o assunto de saúde, quem vai passar tudo para você, com todos os detalhes, é a nossa secretária Rafaely.(A entrevista com a Secretária de Saúde, Rafaely Delgado, será mostrada em outra matéria).

Perguntamos quais os projetos do seu governo para a zona rural de Tacaratu:

Gerson: Nós temos vários projetos para a zona rural, mas, no momento, é como eu lhe falei, nós ainda estamos arrumando a casa. Eu peguei a prefeitura com muitas dívidas, com muitas broncas. E para quem acha que é moleza e que não tem dívidas, em breve eu vou provar (que as dívidas existem). A gente já  está fazendo uma auditoria. Nós também fomos muito prejudicado porque praticamente eles (integrantes da gestão anterior) não fizeram a transição (de governo) para nós. Após a nossa posse, somente o Secretário de Administração, às vezes, nos passava algumas coisas.

Perguntamos se o ex-prefeito Dadau compareceu à sua posse na Prefeitura:

Gerson: Não, o ex-prefeito não compareceu. A gente recebeu a chave das mãos do ex-secretário de Finanças, que entregou ao novo Secretário de Finanças. Na verdade, as chaves foram entregues antes da posse. Então, tivemos muitas dificuldades, por conta da falta de transição, porque eles nada passaram pra gente.

Perguntamos sobre os projetos para o setor de educação no município:

Gerson: Estamos controlando bem a educação no município. Estamos com a nossa secretária, Sinézia, dando um suporte muito bom no município, consertando o que estava errado, e agora tudo está entrando nos eixos.

Perguntamos quais os motivos da demora na entrega do fardamento dos alunos:

Gerson: Eu posso dizer que os fardamentos vão sair agora. É que demoraram demais as licitações, devido à não transição, ao que eles não passaram pra nós. Mas eu acredito que, daqui para o dia sete de setembro, estaremos entregando todos os fardamentos para os alunos. Também nós vamos começar a pintar todas as escolas.

Sobre as dívidas da Prefeitura, herdadas da gestão anterior:

PSF em construção em Tacaratu Foto: Lúcia Xavier
Gerson: Para que você tenha uma ideia, a Prefeitura está com uma dívida chegando a quase R$ 9 milhões, só de INSS. Aí, tem dívidas da Compesa, dívidas da Celpe, dívidas da (Auto Viação) Progresso. Eu estou parcelando e pagando, porque se não pagar, os recursos não vem. Então, nós estamos passando por essas dificuldades, mas nós estamos com vários projetos, que estão sendo aprovados e que vão ser colocados em prática em muito breve em todo o município.

Perguntamos qual a situação das ambulâncias do município, serviço que tem sofrido críticas:

Gerson: Isso eu não posso negar, a gente está devendo em relação à questão das ambulâncias. Mas é que a gente pegou as ambulâncias todas sucateadas. A gente quando assumiu, colocamos todos os carros sucateados na praça. Então todo mundo viu que eu peguei ambulância com o motor batido, outra estava batida, e estamos enfrentando esse problema muito sério em relação às ambulâncias. Mas, em breve, eu diria que daqui a uns dois meses, nós vamos estar com algumas ambulâncias novas no município, porque estamos trabalhando pra isso. Então, a culpa (da falta de ambulâncias) não é minha, porque eu peguei as ambulâncias já sucateadas, e, em seguida, no meu governo, um motorista bateu uma ambulância.

Perguntamos sobre a atual situação do quadro de funcionários da Prefeitura, com servidores concursados e os não concursados, e se esse quadro não está inchado (no limite):

Gerson: O quadro de funcionário é uma quebra de cabeça (preocupação). Eu reconheço que acabei contratando gente demais e, agora, acendeu a luz vermelha. Eu não ultrapassei (o limite legal), mas reconheço que agora acendeu aquela luz vermelha, e eu não tenho condições de contratar mais ninguém, porque eu estou no limite. Muita gente não entende e acha que é porque eu não quero (contratar mais funcionários), mas não é. Muito pelo contrário. Se for do jeito que vai, vamos ter que cortar (demitir) funcionários.

Perguntamos se realmente existe essa possibilidade de demissão:

Gerson: É bem provável. Se o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) continuar caindo, é possível que isso aconteça. Infelizmente, vamos ter que sacrificar alguém.

Perguntamos se a Prefeitura pensa em realizar concurso público:

Gerson: Eu estou pensando. Quem sabe o ano que vem, a gente possa fazer um concurso. Mas pra isso tem que ter um projeto. Vamos ver e, talvez, ano que vem a gente possa fazer um concurso público.

Perguntamos se a Prefeitura está se mobilizando junto ao Governo do Estado para a recuperação da Rodovia que liga Tacaratu a Inajá, que está em situação de calamidade.

Gerson: Assis, desde o início do meu governo que é uma preocupação que eu tenho, em ver essa estrada melhorada. Como eu sou do PSB, partido do governador Eduardo Campos, eu estou correndo atrás disso desde o início do meu governo. Todas as vezes que eu encontro com ele (Eduardo Campos), em eventos por aí, eu sempre estou pedindo a ele a construção dessa estrada. Recentemente, em Floresta, quando o governador esteve lá para liberar verba para o asfalto que liga Floresta a Ibimirim, ele pegou o microfone e disse "O prefeito de Tacaratu se encontra aqui e ele também vai ganhar a sua fatia. A partir de setembro, a gente vai refazer a estrada que liga Tacaratu a Inajá". Eu também estive com Isaltino (Nascimento, Secretário de Transportes de Pernambuco), e ele me garantiu que essa verba já está liberada. Então, essa obra da estrada que liga Tacaratu a Inajá vai ser realizada e, daqui a pouco, vão aparecer muitos padrinhos. Mas essa luta é minha e do deputado (estadual) Rodrigo Novaes (PSD).

Perguntamos sobre os apoios da Prefeitura de Tacaratu aos candidatos nas eleições de 2014:

Gerson: Por enquanto, a gente só está fechado com o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD). Com ele já está tudo certo em relação ao nosso apoio para a sua reeleição. No mais, vamos ver quem traz mais coisas para o nosso município para garantir o nosso apoio. Sobre Eduardo Campos, se ele entrar (na disputa pela Presidência da República), nós vamos apoiar porque ele é um homem muito inteligente, mas isso é coisa para se decidir o ano que vem.
Gerson diz que o município vai receber retroescavadeira, patrol e caçamba:


Estarão chegando em breve, aqui no município, uma retroescavadeira e uma patrol, obtidas através do (programa do Governo Federal) PAC 2, e também vamos receber uma caçamba, que foi conseguida através de Fernando Bezerra Coelho (Ministro da Integração Nacional).

Agradecemos ao prefeito Gerson Silva por ter recebido a nossa reportagem no seu gabinete e pedimos suas considerações finais. 

Gerson: A mensagem que eu deixo para o povo de Tacaratu é que confie no meu trabalho, que eu estou aqui com muita seriedade, e vocês não se cansem de acreditar, porque tudo ainda é muito recente. A gente está com apenas sete meses de governo e não é fácil transformar 16 anos, de duas gestões, e resolver em 7 meses. Então, tenham paciência que a gente tem muito a fazer. Eu tenho consciência do que estou fazendo e, em breve, eu vou mostrar e provar que estou com muita seriedade. Se preciso for, eu vou dar o meu sangue para fazer o melhor para o nosso município de Tacaratu. Obrigado a você, Assis, e as portas da Prefeitura de Tacaratu estão abertas. Em qualquer momento em que você quiser saber alguma coisa do nosso município, é só nos procurar, que estamos aqui para lhe receber. Obrigado.

Notícias relacionadas(clique para ler):
>Tacaratu é beneficiado com implantação de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assessoria do prefeito Gerson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário