sexta-feira, maio 17, 2013

Petrolândia: Projetos de piscicultura recebem visita técnica de representantes da Embrapa do Tocantins

Após representantes dos governos da Indonésia e do Vietnã conhecerem projetos de aquicultura e pesca, desenvolvidos no município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, agora foi a vez de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA virem conferir de perto o sucesso das associações de piscicultores de Petrolândia.

Nesta quinta-feira (16), técnicos e pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura, do Estado de Tocantins, visitaram Petrolândia para conhecer o modelo de gestão dos empreendimentos solidários da piscicultura em tanques-rede. Atualmente existem nove associações, quatro das quais em fase de produção. As outras três têm previsão de produzir até o final de 2013.

No modelo produtivo, concebido pela Diocese de Floresta e adaptado pela Prefeitura de Petrolândia, cada associação tem em média 12 sócios que trabalham se revezando, em sistema de plantão. Cada um dos sócios consegue atingir uma renda líquida superior a R$ 1.000,00/mês.

Jacirlene Fernandes, Assistente Social da SEAP-Petrolândia, faz o acompanhamentos das associações. Segundo ela, "esse (modelo de produção) é um caso de sucesso que contraria a realidade do associativismo no Nordeste. Aqui é diferente. Existe organização, participação e compromisso dos associados. A Prefeitura não deu o peixe, mas ensinou a pescar e os piscicultores estão sabendo aproveitar a oportunidade."

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Marcos Rogério Viana - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia
Fotos: Jacirlene Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário