sexta-feira, setembro 27, 2013

Petrolândia: Produtores de coco participam de Dia de Campo, no Projeto Apolônio Sales, abordando praga da mosca branca

Dr. José Adalberto - Entomologista da Embrapa Semiárido, em palestra com produtores de coco do Projeto Apolônio Sales(Fotos: Assis Ramalho)


Nos últimos meses os produtores rurais que investem no plantio de coqueirais, no Projeto Apolônio Sales, na zona rural de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, têm enfrentado infestações da mosca branca em suas culturas. A mosca branca é um inseto que pode reduzir, drasticamente, a produtividade da cultura.

Para enfrentar a situação, nesta quarta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Petrolândia, em parceria com a Embrapa, promoveu um Dia de Campo, reunindo produtores para debater o assunto. Na oportunidade, Dr. José Adalberto, Entomologista da Embrapa Semiárido, proferiu palestra sobre o combate à mosca branca. A reunião aconteceu na propriedade do sr. José Anchieta, no Projeto Apolônio Sales.

De acordo com o entomologista, ainda não há recomendações e medidas efetivas para o controle da praga e, consequentemente, os produtores estão enfrentando dificuldades para convivência com o inseto. José Adalberto comenta que, devido aos ataques de moscas brancas ocorridos nos últimos meses, surgiu a necessidade de levar mais informação e assistência técnica aos produtores. "Queremos discutir o problema e buscar soluções", afirmou.

Ainda segundo José Adalberto, a mosca branca é resistente a inseticidas, é bem adaptada em diversas regiões e climas diferenciados e ataca grande número de plantas, destacando-se coqueiros, soja, algodão, feijão, amendoim, tomate, abóbora, mandioca, melancia, batata e várias espécies de plantas ornamentais.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, Cicero Moura, um dos produtores de coco do Projeto Apolônio Sales, afirmou que, se providências urgentes não forem tomadas, a tendência é a situação ser agravada. "A coisa é mais séria do que parece. É preciso que todos se mobilizem para encontrar uma solução, porque se nada for feito, a tendência é piorar a cada dia que passe", disse.

Para Eusébio Fernandes, que esteve na reunião representando o município baiano de Rodelas, o governo precisa investir mais em pesquisas na área de produção de coco

''O governo precisa investir mais em pesquisas na área de produção de coco. A mosa branca está aí, atacando a mais de um ano, e até agora não foi descoberto nenhuma solução para nós, que somos produtores e estamos sofrendo grandes prejuízos''disse Eusébio, lembrando que em Rodelas é grande o número de produtores que estão sem saber o que fazer com os castigos da mosca branca.

A microrregião de Itaparica é composta por treze municípios, sendo sete em Pernambuco e seis na Bahia. Ao todo, são cerca de quatro mil hectares plantados com coqueiros, representados principalmente por Petrolândia (PE) e Rodelas (BA), que estão sofrendo prejuízos devido à praga da mosca branca.

A Frysk Industrial, empresa processadora de coco, foi representada no evento por Paulo Horimoto e George Oliveira.

Para ver mais fotos, clique aqui>Dia de Campo em Coconicultura

Eusébio Fernandes - Produtor de Rodelas-BA
''O governo precisa investir mais em pesquisa na área de produção de coco''

Matérias relacionadas do Blog de Assis Ramalho (clique para ler):
>Produtores, técnicos e consultores de Petrolândia participam do II Encontro de Produtores de Coco, em Conde (BA)
>Prefeitura de Petrolândia convida produtores para Dia de Campo sobre Manejo Integrado de Pragas do Coqueiro, nesta quarta-feira (25)
>Paraipaba pronta para processar água de coco em Petrolândia
>Petrolândia, a capital da Coconicultura; Divulgado no Blog de Assis Ramalho – Petrolândia
>Petrolândia: Capital Pernambucana de Coconicultura (produção de coco)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário