terça-feira, agosto 21, 2012

Paraipaba pronta para processar água de coco em Petrolândia

Jackson Carvalho,Gerente Geral e Állyson, Supervisor Geral 

Dos coqueiros de Petrolândia, no sertão pernambucano, para as prateleiras dos supermercados internacionais. Este é o roteiro de viagem de um produto local, que vai passar a figurar na pauta de exportações a partir deste ano: a água-de-coco orgânica.

Com previsão de extrair inicialmente o conteúdo de 40 mil frutas por dia, vai ser inaugurada em Petrolândia, no próximo mês de setembro, a Paraipaba Agroindustrial Ltda, produtora de água de coco orgânico.

A água passa por um processo de pasteurização, mantendo-se apta para o consumo por 30 dias. O produto é armazenado em grandes embalagens, com capacidade de guardar 20 mil litros, dentro dos contêineres refrigerados a uma temperatura controlada e monitorada durante toda a viagem, até o destino final de manuseio e reprocessamento.

O mercado internacional de água de coco processada é um sonho antigo dos produtores do Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia, e da região. Somente a água é exportada. O restante do fruto, casca e polpa, ficam para outras possibilidades de agregar valor à cultura do coqueiro, gerando novos produtos e postos de trabalho. O coco tem entre suas vantagens o fato de não gerar lixo orgânico.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou as instalações da Paraipaba Agroindustrial, localizada no Projeto Apolônio Sales. Conversamos com o gerente geral, Jackson Carvalho. Ele afirmou que, no máximo, dentro de trinta dias e empresa estará funcionando.
CHILLER- Máquina de resfriamento

"Por enquanto, estamos nos ajustes finais, mas creio que daqui a 20 ou 30 dias estaremos funcionando. Hoje estamos com aproximadamente 35 funcionários, que estão passando pelo período de qualificação, mas a previsão é que logo, esse total em breve deva passar para 50 pessoas", disse Jackson.

O gerente também afirmou que não vai fazer contrato com nenhum produtor da fruta, e sim pagar o preço do dia. Assim, acredita que dará oportunidade a todos por igual.

Perguntado se o produto será comercializado na região, ele disse: "Aqui (em Petrolândia), faremos somente a aplicação de tecnologias de processamento e conservação da água do coco, e, logo após, faremos a exportação, onde cerca de 97% será para o exterior", afirmou Jackson Carvalho.

Sala de extração da água do coco

A reportagem do Blog de Assis Ramalho perguntou o motivo da escolha da empresa Paraipaba, cuja matriz é no Ceará, dar preferência ao município de Petrolândia, para colocar sua primeira filial em Pernambuco:

"Na verdade, nós tínhamos duas opções, que eram as cidades de Petrolândia e a cidade de Souza (PB). Mas eu dei preferência a Petrolândia, pela qualidade do fruto, a hospitalidade do seu povo e, principalmente, pelo apoio do prefeito do município".


A Agroindustrial Paraipaba Ltda funcionará no Projeto Apolônio Sales, grande produtor de frutos no município, com um prédio bem estruturado, de aproximadamente 800 metros. O telefone da Paraipaba em Petrolândia é (087) 3851-2649.


Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Caldeira
Sala de pasteurização



Câmera fria
Sala de extração da água do coco
Cilo de descartes da casca do coco
Área de recebimento da matéria prima
Jackson Carvalho, Gerente Geral

Um comentário:

  1. Muito bom . é mesmo necessário empresas deste porte em Petrolândia.
    As empresas deveriam ter mais incentivos do governo estadual e federal.
    Petrolândia poderia ter : Uma empresa de Sucos de frutas ,um empresa de beneficiamento da casca do coco ,um abatedor de caprinos e ovinos ,uma unidade de beneficiamento de peixe , um curtume ,etc.
    Petrolândia é um lugar abençoado por Deus.

    ResponderExcluir