sábado, outubro 26, 2013

Transposição: Artigo do Ipea analisa conflitos e interesses no projeto do rio São Francisco


Tendo como objeto empírico o projeto de transposição das águas do rio São Francisco, estudo disponibilizado no Portal Ipea analisa as relações estabelecidas entre a burocracia governamental e os demais atores políticos. Os dados selecionados para o estudo mostram que, apesar das dificuldades técnicas e políticas para a implantação desse projeto, ainda não totalmente superadas, duas ordens de inovações institucionais podem ser destacadas.

A primeira trata dos novos instrumentos de monitoramento e gestão (comitês gestores, salas de situação etc.) que têm permitido reduzir os gargalos ou entraves administrativos. Já a segunda aponta um possível novo padrão de relação entre Estado e sociedade aí estabelecido, uma vez que elas não se caracterizam apenas pelas velhas gramáticas políticas do clientelismo ou insulamento burocrático (ainda que presentes), mas também se pautam por maior compartilhamento de decisões.

Acesse a ínegra, clique aqui>TD nº 1883 - Democracia e desenvolvimento no Brasil contemporâneo: conflitos e articulação de interesses no Projeto São Francisco

Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em Blogoosfero

Nenhum comentário:

Postar um comentário