quarta-feira, novembro 07, 2018

Secretário de Agricultura de Pernambuco assina termo de cooperação com Província de Sichuan, na China


Gestor da pasta integrou equipe do Governo do Estado que recebeu comitiva (Foto: Edilson Júnior/SARA-PE)

Na última segunda-feira (05/11), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, participou de evento no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no Bairro do Recife, onde o Governo de Pernambuco recebeu uma comitiva da Província de Sichuan, na China. A comitiva foi composta por 25 integrantes, entre autoridades, empresários e pesquisadores, incluindo a cônsul geral da China no Recife, Yan Yuquing, o vice-governador da região, Qumu Shiha, e reitores de três universidades chinesas. Estiveram presentes o vice-governador do Estado, Raul Henry, secretários de Estado e reitores da UFPE, UFRPE e UPE. 


O objetivo principal da visita foi estreitar laços entre Sichuan e Pernambuco para estabelecer acordos e parcerias nas áreas de educação básica, pesquisa e formação de recursos humanos qualificado (superior e pós-graduação), com possibilidades de intercâmbio de estudantes, especialistas, pesquisadores e professores. Outra iniciativa será a de estabelecer negócios no setor agropecuário.

Na ocasião, houve a assinatura de protocolo de intenções de intercâmbio comercial bilateral e cooperação técnica em matéria de Agricultura, Educação e Cooperação Acadêmica. No caso do memorando da agricultura, o objetivo é a cooperação técnica para produção e intercâmbio comercial nos setores de grãos, algodão, sucroalcooleiro, fruticultura irrigada e avicultura. “Esse acordo é muito importante no sentido de proporcionar que as empresas chinesas conheçam os aspectos da economia e dos negócios em Pernambuco para que, dessa forma, seja avaliada a possibilidade de investimentos no nosso Estado, beneficiando vários setores do agronegócio”, avaliou o secretário Wellington Batista.

A parceria poderá ser executada mediante a organização de conferências, seminários e outras atividades, de maneira que as empresas conheçam o ambiente de investimento e as perspectivas de negócios da outra região, a fim de aproveitarem a oportunidade de comércio de produtos de alta qualidade. A vigência é de três anos, a contar da data da assinatura.

Estiveram presentes, além de Wellington Batista, a secretária de CT&I, Lúcia Melo, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Antônio Mário; de Educação, Frederico Amâncio; e de Turismo, Márcio Stefanni.

Assessoria de Imprensa SARA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário