sábado, julho 16, 2016

Secretaria de Saúde de Pernambuco participa de reunião técnica sobre Zika Vírus em Lima, no Peru


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) participou, nesta quarta-feira (13/07), da Reunião Técnica sobre Experiências em Prevenção, Controle, Monitoramento e Resposta à Epidemia do Zika Vírus, que foi realizada em Lima, no Peru, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). No encontro, o diretor de Controle de Doenças e Agravos da SES, George Dimech, apresentou a experiência do Estado em relação à vigilância e ao enfrentamento da doença.

O objetivo do encontro é compartilhar conhecimento para fortalecer a capacidade de resposta do Peru à situação de emergência gerada pela propagação do Zika vírus. Assim, países como o Brasil e Colômbia marcaram presença no evento para apresentar os desafios e as práticas exitosas implantadas para o controle do vírus.

Pioneiro na identificação da alteração da ocorrência da microcefalia e sua relação com o Zika, Pernambuco foi o primeiro Estado do País a estabelecer a notificação dos casos da malformação e o primeiro a estruturar um protocolo de atendimento e ampliar a rede de assistência às crianças com microcefalia. Assim, o encontro foi uma oportunidade para discutir e trocar experiências sobre a vigilância, a notificação e o sistema de informação para monitoramento da síndrome da Zika congênita.

“Foi um momento ímpar para apresentarmos o trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado e discutir temas como definições de caso, estratégias de notificação e acompanhamento, além de diretrizes de diagnóstico para os recém-nascidos e gestantes com exantema”, comentou Dimech.

Secretaria Estadual de Saúde do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário