segunda-feira, junho 30, 2014

Agricultoras de Jatobá implantam fábrica para produzir polpa de fruta, sorvete e doces


O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) incentiva a fabricação de polpa de fruta, doces e sorvetes no município de Jatobá, Sertão de Itaparica. A fabricação, comandada pelas agricultoras da localidade, recebe, desde 2006, assistência técnica dos extensionistas do IPA. Com capacidade instalada de 10 toneladas por ano, a produção já é comercializada para outras regiões do estado.

Para isso, os técnicos orientaram as produtoras quanto ao acesso aos programas Garantia Safra, Distribuição de Sementes e Terra Pronta. Antes dessa iniciativa, as produtoras viviam da agricultora de sequeiro (milho e feijão), da criação de pequenos animais para subsistência e da venda de frutas nativas de época. “Inicialmente, os produtos eram comercializados no local da produção e em feiras livres do município. Isso impossibilitava o escoamento de toda a produção”, fala o supervisor Regional de Extensão Rural da Gerência Regional de Serra Talhada, Tito Antonio Ferraz Jota.

No acompanhamento, os extensionistas identificaram o potencial para a atividade da fruticultura e seu beneficiamento. Em razão disso, o projeto foi implementado, tendo sido incluindo o curso de manejo de caju. Para garantir duas safras ao ano, o IPA distribuiu mudas de caju anão, uma vez que o nativo só produz uma vez ao ano.

Em 2010, essas mulheres, por intermédio da Associação de Moradores do Sítio Bem Querer de Baixo, conseguiram, junto à CONTAG e com recursos do Banco Mundial, implantar um projeto para construção de uma fábrica de polpa de frutas, porém sem valor estabelecido para o funcionamento.

Por meio do IPA, as mulheres foram inseridas nas atividades da chamada pública em 2010, passando a serem beneficiárias pelo Programa Brasil sem Miséria. “Os extensionistas do Escritório Local do IPA, em Jatobá, elaboraram o projeto produtivo junto a essas famílias, cujos recursos foram aplicados na aquisição de frutas, material de expediente e instalações das máquinas da fábrica de polpa viabilizando o funcionamento da fábrica ”, explica o supervisor.


Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário