quarta-feira, setembro 22, 2021

Reservatório de Sobradinho tem volume útil de 47% em agosto; menor índice no mesmo período ocorreu em 2017 durante seca


O volume útil do reservatório do Sobradinho, um dos principais do país, correspondeu a 47,81% de sua capacidade total, em agosto passado. Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com a ANA, o menor volume útil do Lago de Sobradinho no mês de agosto foi registrado em 2017, durante o período da seca, quando alcançou a marca de 7,77%. Já o maior deles, foi em 2004, quando atingiu 82,16%. Na época do apagão que aconteceu entre os anos de 2001 e 2002, o volume era de 15,05% e 30,78%, respectivamente.

Segundo Almacks Luiz Silva, secretário da Câmara Consultiva Regional do Submedio São Francisco, o reservatório de Sobradinho gera energia para uma cascata de usinas. São elas: Paulo Afonso I, II, III e IV; Apolônio Sales; Itaparica e Xingó.

"Toda água que sai de Sobradinho é aproveitada para gerar energia nessas outras [usinas]", explica.

No dia 30 de agosto, a vazão do Lago de Sobradinho ficou maior. Ela passou de 1 mil m³/s para 1,3 mil m³/s, para atender às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), essa mudança serviu para otimizar o Sistema Interligado Nacional (SIN), além de assegurar o armazenamento do reservatório de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador, em no mínimo 30%.

Conforme explica o secretário da Câmara Consultiva Regional do Submedio São Francisco, quanto maior a vazão, maior a geração de energia e menor o volume de água. Segundo ele, essa água não fica armazenada na bacia.

"Temos dito que podemos exportar água do semiárido para outra região, mas não podemos importar a crise hídrica do sul e do sudeste para o nordeste", diz.

Almacks ainda detalha que esse aumento na vazão pode ser responsável por desestabilizar toda uma cadeia produtiva de "vários usos múltiplos, de todo ser que vive na bacia, inclusive animais".

"Somos responsáveis por manter essa quantidade [de água]. Se baixar muito isso [o volume útil], vai estar privilegiando apenas a parte elétrica, queremos que sejam priorizados todos os usos".

Ainda segundo Almacks, não é possível detalhar os estados, nem as cidades para onde a energia vai, e muito menos a quantidade, pois ela é distribuída para onde está tendo maior demanda.

Por Natally Acioli, TV Bahia e g1 BA

Um comentário:

  1. A reportagem diz que o reservatório de Itaparica fica na região Metropolitana de Salvador. Isso não é verdade. O reservatório de Itaparica fica entre Pernambuco e Bahia, logicamente no rio São Francisco, que não passa nem perto de Salvador.

    ResponderExcluir