Web Radio Petrolândia

domingo, 25 de abril de 2021

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta segunda (26/04) na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta segunda-feira, 26 de abril de 2021.

Confira abaixo!

Telefone para marcação de consultas:
3851 - 0533 - Cel. 87 - 9.9902-8197

SAIBA MAIS

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão na próxima semana [de 26 a 30/04] na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para próxima semana, de 26 a 30 de abril de 2021; confira acima!

Telefone para marcação de consultas:

3851 - 0533 - Cel. 87 - 9.9902-8197

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES






A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).
R












Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Adquira já o seu!





Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica Mais Saúde

Vereador, Presidente da Câmara, é encontrado morto boiando em açude em Itapetinga, no interior da Bahia

Vereador Léo Matos estava no primeiro mandato e completou 46 anos no dia 14 de abril — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vereador Leonardo Rodrigues Matos (PSD), presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, que estava desparecido desde a sexta-feira (23), foi encontrado morto na manhã deste domingo (25). A informação foi confirmada pela prefeitura e pela Casa Legislativa da cidade.

Bombeiros realizaram buscas para encontrar o corpo de Léo Matos — Foto: NOA/Vitória da Conquista

Segundo informações da vereadora Emanuelle Brandão (MDB), o corpo foi encontrado boiando, por volta das 6h30, em um açude que fica dentro de propriedade rural do próprio Leonardo, no povoado de Palmares.

Na tarde de sábado (24), uma guarnição do Núcleo de Operações Aquáticas do 7º Grupamento dos Bombeiros Militares de Vitória da Conquista se deslocou para fazer buscas. O corpo foi encontrado no começo da manhã deste domingo (25), por moradores da região e foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica.

Léo Matos, como era conhecido na cidade, estava no primeiro mandato como vereador e havia completado 46 anos no dia 14 de abril.

De acordo com Aete Matos, funcionário da Câmara, ele não sofria ameaças e não tinha inimigos declarados. "A suspeita inicial é de afogamento. Mas a polícia não descarta outras possibilidades. Ele havia assumido o cargo no início do ano e nunca falou sobre ameaças ou algo do tipo", disse.

A Câmara Municipal informou que estão sendo realizadas buscas na propriedade de Léo Matos. De acordo com nota enviada pela Polícia Civil, equipes da 1ª Delegacia Territorial de Itapetinga foram acionadas no início da manhã deste domingo após receberem a informação de que o corpo de Leonardo Rodrigues Matos, presidente da Câmara Municipal, havia sido localizado no açude de uma fazenda.

Ainda segundo a polícia, o corpo apresentava indícios de afogamento. Com a vítima, foram encontrados pertences pessoais, como relógio, dinheiro, cheques e um chaveiro com a inscrição 'Leonardo'.

Açude onde o corpo de Léo Matos foi encontrado — Foto: NOA/Vitória da Conquista

A prefeitura de Itapetinga emitiu uma nota lamentando a morte do vereador.

"Itapetinga amanheceu enlutada. Em meio a tempos já tão difíceis, a perda do vereador Leonardo Matos faz com que comecemos a semana ainda mais cheios de dor e tristeza. A morte levou Leo Matos para longe de nós de forma muito precoce. Infelizmente, pôs fim ao futuro promissor de um político, à vida de um pai, de um marido, de um filho que tinha muita história para escrever ainda. Interrompeu cedo seus sonhos e deixou, sem dúvidas, muitas saudades", disse trecho da nota.

Por meio do canal oficial do PSD no Instagram, o presidente estadual da legenda e senador Otto Alencar, ofereceu condolências à família do vereador e disse compartilhar a mesma dor pela perda do companheiro de partido.

"Amigos e amigas de Itapetinga, meu profundo sentimento e pesar pelo falecimento precoce do presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Matos. Advogado, Léo era um grande amigo, pelo qual sempre tive admiração e respeito, que colaborou e engrandeceu o PSD Bahia. Espero que Deus possa abençoá-lo e o receba de braços abertos. Minha solidariedade aos Itapetinguenses, aos seus familiares e amigos. Suas dores são as minhas dores. Que o Pai Celestial conforte a nossa dor neste momento tão difícil", disse em nota.

A Câmara Municipal decretou luto oficial de sete dias na cidade por causa da morte do edil. Leonardo Rodrigues Matos era casado e deixa um filho. O corpo será sepultado na tarde deste domingo (25), na própria cidade de Itapetinga, cidade natal do vereador.

Léo Matos (PSD) tinha 46 anos e estava no primeiro mandado como vereador de Itapetinga — Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Itapetinga

Por G1 BA

Petrolândia: Veja as 15 notícias regionais mais acessadas da semana do Blog de Assis Ramalho

 


Neste domingo, 25 de abril de 2021, o Blog de Assis Ramalho agradece aos milhares de acessos da semana, e publica relação das notícias regionais mais lidas da semana - no período de
19  a 24 de abril de 2021 [de segunda a sábado]. veja abaixo

Petrolândia: Pessoas a partir de 60 anos começam a ser vacinados contra o coronavírus; Blogueiro Assis Ramalho toma 1º dose - Veja fotos registradas na manhã desta terça (20/04) no Ginásio de Esportes
Aplicação foi da  competente Agente de Saúde ZILMA



A Secretaria de Saúde de Petrolândia deu início a nova fase da campanha de vacinação no município. Nesta terça-feira (20/04), poderam receber a primeira dose contra a Covid-19 pessoas entre 60 e 61 anos.

O blogueiro/radialista Assis Ramalho recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na manhã de hoje no Ginásio de Esportes Dr. Francisco Simões, onde foi disponibilizado 50 doses do imunizante. 

Outras 30 doses foram disponibilizadas para pessoas entre 60 e 61 anos no PSF Francisco Fernandes, no Bairro Nova Esperança.

Veja abaixo o Calendário de Vacinação contra COVID-19 no município de Petrolândia, e fotos de pessoas que tomaram a vacina na manhã desta terça-feira (20/04/2021) no Ginásio de Esportes.



Redação do Blog de Assis Ramalho

Fotos: Assis Ramalho
E Maria Helena - Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia-PE

Petrolândia e mais 132 Municípios pernambucanos recebem ônibus para transporte escolar - Veja a lista das demais cidades que serão contempladas



O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, realiza a entrega de 133 ônibus escolares em parceria com a bancada de Pernambuco na Câmara Federal. A ação faz parte do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e beneficiará 80 municípios (lista completa no fim da matéria). Na quarta-feira (14) foi finalizado o 1º lote de entregas, contabilizando 29 unidades.

Os veículos foram adquiridos através de emenda parlamentar da Bancada Federal de Pernambuco e com uma contrapartida do Governo do Estado, que representa menos de 1% do valor total do contrato, que é de R$ 28.462.000 (Vinte e oito milhões, quatrocentos e sessenta e dois mil reais). O objetivo é levar transporte escolar para as áreas rurais e urbanas, e dessa forma facilitar o acesso das crianças às escolas.

“Este é um momento muito importante, pois a entrega destes ônibus escolares irá beneficiar milhares de estudantes do nosso Estado em um momento tão desafiador que é a pandemia da Covid-19. Fortalecer o transporte é importante, pois é uma forma de garantir a presença dos estudantes neste momento de retorno às salas de aula. Tenho certeza que esses novos ônibus irão levar e trazer nossos estudantes com segurança e só tenho a agradecer por todo este apoio que Pernambuco está recebendo”, agradeceu Marcelo Barros, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.

Cada ônibus tem capacidade para 45 lugares contando com o do motorista, e é equipado com dispositivo para transposição de fronteira e poltrona móvel (DPM) para embarque e desembarque de estudante com deficiência ou mobilidade reduzida.

O administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, ressaltou que grande parte dos estudantes depende do transporte escolar para assistir aula, tanto na escola Arquipélago quanto na creche Bem-Me-Quer e que o reforço na frota escolar com o novo veículo será de muita importância para a eficiência nos deslocamentos dos estudantes. “Estamos recebendo um ônibus moderno e seguro para circular pelas comunidades levando e trazendo as crianças de casa para a escola e da escola para casa. Uma contribuição importante para a educação na Ilha”, explicou.

Na tarde desta quarta-feira (14), representantes de três municípios receberam os veículos: Chã Grande, Correntes e Altinho. “Nossa frota é composta por 30 ônibus e todo o transporte escolar é executado pelo município, sem terceirização. Esta doação chega em ótima hora, com a iminência do retorno às aulas. São cinco mil alunos que dependem desse transporte e ele vem complementar o serviço que já realizamos”, contou Diogo Alexandre, prefeito de Chã Grande.

“A aquisição de mais um equipamento para a frota escolar é de fundamental importância para Altinho, que hoje conta com 10 ônibus fazendo o transporte dos estudantes. Tanto pela segurança e comodidade, como pela otimização do serviço, receber este veículo nos traz uma tranquilidade saber que nossos estudantes tem um equipamento novo e de qualidade. A palavra hoje é de agradecimento”, falou Orlando José, prefeito de Altinho, no Agreste do Estado.

Hugo César, prefeito de Correntes, comentou que a aquisição vai fortalecer a política educacional. "É um equipamento que, com certeza, vai trazer melhorias para o município", pontuou.

Municípios beneficiados - Afrânio, Agrestina, Água Preta, Águas Belas, Aliança, Altinho, Angelim, Araçoiaba, Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Bodocó, Bom Conselho, Bonito, Buenos Aires, Cabo De Santo Agostinho, Cachoeirinha, Camaragibe, Cambucá, Camocim De São Félix, Capoeiras, Caruaru, Catende, Chã Grande, Correntes, Cortês, Cumaru, Cupira, Fernando De Noronha, Floresta, Gameleira, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Iati, Ibimirim, Igarassu, Iguaraci, Itacuruba, Itaíba, Itapetim, Jaqueira, João Alfredo, Jucati, Jupi, Lagoa De Itaenga, Lagoa Do Ouro, Lagoa Grande, Limoeiro, Macaparana, Manari, Maraial, Nazaré Da Mata, Orobó, Parnamirim, Passira, Paudalho, Petrolândia, Petrolina, Poção, Rio Formoso, Saloá, Sanharó, Santa Cruz Do Capibaribe, São Bento Do Una, São Joaquim Do Monte, São José Da Coroa Grande, São José Do Egito, São Vicente Férrer, Sertânia, Sirinhaém, Tabira, Tacaimbó, Taquaritinga Do Norte, Timbaúba, Toritama, Trindade, Tupanatinga e Vicência.

Fonte: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco


Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques agradece empenho do Senador Fernando Bezerra Coelho para pavimentação da reta de Ibimirim


PETROLÂNDIA NOS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO.

Agradecemos o empenho do Senador Fernando Bezerra Coelho, que com muita satisfação atendeu nossa reivindicação que foi realizada no período eleitoral, para pavimentação da reta de Ibimirim.

Uma nova história de desenvolvimento para nossa região.

Prefeito: Fabiano Marques
Vice: Rogerio Novaes





Divulgação/Prefeitura de Petrolândia



Petrolândia: Novo boletim informativo aponta que o município permanece com o registro de 26 mortes e que caiu de 8 para 7 o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus; confira o quadro completo
Centro da cidade de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Boletim informativo da Secretaria de Saúde da prefeitura de Petrolândia, divulgado na noite desta quinta-feira (22/04), informa que permanece com o registro de 26 mortes e que caiu de 8 para 7 o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, em comparação com o boletim anterior, divulgado no dia 19/04; confira abaixo o quadro completo.

Também informa que subiu de 20 para 25 o número de pessoas com a suspeita do vírus.

Entre os casos ativos 4 estão em isolamento domiciliar e 3 em internamento.

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830

A TENÇÃO!
A secretaria de saúde do município faz apelo à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPLETO



Confira abaixo locais com os casos ativos, de acordo com a divulgação desta quinta (22/04/2021)


Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado no dia 19 de abril de 2021





Redação do Blog de Assis Ramalho



ROYALTIES – VOCÊ CONHECE? Por Regina Borges/Jatobá-PE
Hidrelétrico de Itaparica  Usina Luiz Gonzaga localizada no Rio São Francisco, no estado de Pernambuco

ROYALTIES – VOCÊ CONHECE?

Por: Regina Borges - Correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá/Itaparica

Nos últimos anos o nosso povo começou a falar mais sobre os royalties, mas até onde cada um compreende efetivamente desse assunto? Quem está por trás da conquista desse direito? Por que Jatobá recebe esse benefício? Quando começou a receber? Quais são os valores? Em quais ações deve ser aplicado? Tem sido efetivamente bem aplicado?

Royalties é uma compensação financeira, no nosso caso com administração da ANEEL¹, pago pelo tesouro nacional pelo uso de aproximadamente 25 km de terras deste território, as quais foram inundadas em 1974/75 pela formação dos reservatórios das barragens do complexo hidrelétrico de Paulo Afonso (Apolônio Sales, PA I, II e III).

É assertiva a afirmação que a instalação dessas usinas hidrelétricas nessa região trouxe progressos, mas também não podemos fechar os olhos às suas consequências, dentre elas os mais atingidos que foram os ribeirinhos que tiveram que abandonar as suas casas e as suas terras agricultáveis, bem como os pescadores que viram o rio ser cercado e com isso conviver com a escassez de seu sustento.

Até o ano de 1995 poucos tinham conhecimento dessa compensação financeira, mas no início do segundo mandato administrativo, o prefeito João Gomes sinalizou a essa pauta, colocando-a sob os cuidados de Roberto Santana, engenheiro elétrico aposentado, que naquele momento prestava serviço à prefeitura. Com levantamento técnico deu início a luta que, segundo ele, parecia difícil de vencer, justamente por conta do forte poder político exercido pelo governo municipal de Paulo Afonso, que naquela data recebia grande parte da compensação regional.

Novas parcerias foram necessárias e juntamente com o município de Glória-BA (inundado também pelos mesmos reservatórios), ambas prefeituras apresentaram relatórios consistentes ao Governo Federal, que parecia desconhecer os laudos técnicos de toda a região inundada.

Assim, após novas regularizações, o município de Jatobá recebeu de royalties (CFURH)³ pela primeira vez em 1997 o valor anual de R$ 45.732,85 (quarenta e cinco mil, setecentos e trinta e dois reais e oitenta e cinco centavos), tendo acréscimos nos anos seguintes, chegando a 2007 a R$ 647.658,60 (seiscentos e quarenta e sete mil, seiscentos e cinquenta e oito reais e sessenta centavos).

Em 2009, na terceira gestão de João Gomes, em análise ao rateio realizado entre os municípios percebeu-se falhas nos relatórios e assim novamente Roberto Santana dirigiu-se a Brasília e novos pareceres foram discutidos e finalmente confirmados que Jatobá (e outros municípios) tinham direito à compensação advinda da produção da Usina de PA IV que é inclusive a maior da região do complexo, também alimentada pela barragem de Moxotó.

Em 2012, pela primeira vez, os royalties entraram na casa dos milhões, fechando o ano com o valor de R$ 3.574.370,60 (três milhões, quinhentos e setenta e quatro mil, trezentos e setenta reais e sessenta centavos) e assim foram nos anos subsequentes, totalizando o quadriênio - 2012 a 2015 – um percentual de aproximadamente R$ 17 milhões.

A última regulamentação ocorreu através da Lei 13.360/2016 que assegura um repasse de 65% (com base nos cálculos definidos pela ANEEL) aos municípios beneficiários, entretanto nos anos de 2016 a 2019, Jatobá recebeu o repasse de apenas R$ 329.693,68 (Trezentos e vinte e nove mil, seiscentos e noventa e três reais e sessenta e oito centavos), valor total bem abaixo das quantias recebidas em anos anteriores.

Em 2020, portanto, entrou uma renda total de R$ 6.570.808,91(seis milhões, quinhentos e setenta mil, oitocentos e oito reais e noventa e um centavo). E de janeiro a março de 2021 já somam o valor de R$ 2.332,174,95 (dois milhões, trezentos e trinta e dois mil, cento e setenta e quatro reais e noventa e cinco centavos).

Os royalties são um recurso público e atendem a critérios definidos de utilização, entre eles: abastecimento de água, conservação e proteção do meio ambiente, projetos sociais, manutenção de estradas, saneamento básico.

E fecho essa matéria com algumas perguntas: o recurso recebido ao longo desses anos foi devidamente utilizado em benefício, prioritariamente, de quem teve as vidas alteradas com as barragens como os ribeirinhos e pescadores? Há projetos que beneficiem trabalhadores em vulnerabilidade social da beira rio? A educação e a saúde dessas comunidades são devidamente priorizadas? Que percentual foi utilizado para o cuidado com os rios Moxotó e São Francisco? Se esse recurso é para ser usado socialmente está na mesa de debates do legislativo?

Que toda a sua população tenha conhecimento dessas discussões.


Por: Regina Celi de Moraes Borges - Correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá/Itaparica

Profª Regina Borges (é graduada em Letras, especialista em gestão escolar, ex-presidente da Associação dos Moradores de Itaparica, gestora em licença da EREM de Itaparica)

Blog de Assis Ramalho


Desconstruindo um mito! "vereador não pode legislar gerando despesas para o município" Por Éder Rodrigo, vereador de Jatobá-PE


DESCONSTRUINDO UM MITO

Você já deve ter ouvido falar em algum momento a seguinte frase:

"vereador não pode legislar gerando despesas para o município".

Isso é um MITO que, ao longo do tempo, alastrou-se praticamente pela totalidade das câmaras municipais Brasileiras. Esse pensamento equivocado impede o vereador de legislar, reduz o campo de atuação do poder legislativo e limita a quase nada as funções do vereador, fazendo das câmaras municipais meras expectadoras das decisões tomadas no âmbito municipal.

No livro "destruindo o mito que impede os vereadores de legislar", o professor e advogado Hamilton Valeriote Júnior observa que essa invencionice absurda decorre de "uma construção histórica, criada pela supremacia do Poder Executivo sobre o Poder Legislativo, sustentadas muitas das vezes pelos próprios vereadores que compõe a 'tropa de choque' do Prefeito e, ainda, pelos advogados das câmaras que, em sua maioria, possuem vínculo precário, cargos comissionados, nomeados pelo Presidente da Casa, que quase sempre é aliado do chefe do Poder Executivo".

Esse "MITO" atrapalha o mandato do vereador e prejudica o desenvolvimento dos municípios, pois o palarmentar fica impedido de exercer uma das principais funções da Câmara Municipal que é LEGISLAR.

Para o professor Valeriote, esse "MITO", que impede o vereador de legislar gerando despesas para o município, é fruto "da dominação histórica do Poder Executivo sobre o Poder Legislativo, da falta de conhecimento de muitos vereadores e advogados no momento em que foram elaboradas as Leis Orgânicas Municipais, vem da má-fe de muitos técnicos das Câmara municipais que andam mancomunados com prefeitos, vem da falta de interesse da maioria dos vereadores em estudar, para conhecer mais as suas funções...".

Por fim, para refutar de vez essa MENTIRA, historicamente difundida nas câmaras municipais de todo o Brasil, de que vereador não pode LEGISLAR gerando despesas para o município, o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, órgão judiciário que detém a palavra final em matéria de interpretação constitucional, ENTENDE, categoricamente, que o vereador pode sim legislar gerando despesas para o Poder Executivo Municipal.

Portanto, essa ideia de que vereador não pode legislar gerando despesas é um verdadeiro "MITO" e deve sempre ser rechaçada por todos nós. Precisamos, sim, é atuar cada vez mais para construir um Poder Legislativo Municipal forte, que tenha sempre independência e capacidade para agir em defesa dos interesses do POVO, e não ficar refém de crendices que tornam a Câmara de Vereadores um "puxadinho" subordinado a interesses outros que não sejam aqueles voltados, única e exclusivamente, para o bem coletivo da sociedade.
 


Éder Rodrigo vereador por Jatobá-PE

Petrolândia é inspiração do projeto “Mãos que Fazem com Sustentabilidade”, contemplado pela Lei Aldir Blanc


O projeto “Mãos que Fazem com Sustentabilidade” contemplado pela Lei Aldir Blanc N° 14.017/2020 no edital Criação, Fruição, Difusão, Formação e Pesquisa - LAB - Petrolândia-PE, trata-se de uma oficina 100% gratuita, apresentada de forma virtual, por meio de vídeoaulas, no canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCVz3cyChPLeu3Dxwa6YD8NA.

A execução do projeto iniciou-se no dia 8 de março, com a gravação e divulgação de fotos das peças a serem confeccionadas. A partir de 10 de março foram ao ar, sequencialmente, três vídeos do passo-a-passo de como customizar um porta moedas, uma bolsa e uma camiseta, inspirados nos principais pontos turísticos de nosso município "Petrolândia-PE", com o intuito de mostrar que é possível sim, produzir um artesanato belo, de alta qualidade e ainda exaltar as belezas de nossa cidade, de forma simples e sustentável, utilizando poucos recursos e muita criatividade!

Esse belo projeto foi executado em equipe, pelas artesãs Marciarella de Fátima, Sandra de Souza e Paula Rejane, respeitando o distanciamento social e todas as exigências sanitárias vigentes.

Em contrapartida do projeto junto a sociedade foram confeccionadas 100 máscaras de proteção e distribuídas a grupos vulneráveis, e para fomentação, incentivo e reconhecimento do artesanato local foram doados 10% do valor total do projeto à Associação Café com Arte.

Foram confeccionadas, ao todo, 15 peças artesanais, sendo 5 camisetas, 5 bolsas e 5 porta moedas, das quais formamos 5 kits, dos quais três kits foram sorteados para divulgação e apreciação das peças, 1 kit está em exposição na Associação Café com Arte e o último kit ficará exposto no acervo da Secretaria de Cultura desse município, os vídeos e as fotos servem de inspiração para mais iniciativas do artesanato local, e até mesmo de incentivo a produção das peças para geração de renda e difusão do turismo local.

A conclusão do projeto se deu no dia do artesão - 19 de março – com um sorteio ao vivo pelo Instagram da proponente @atelie.re.veste e pelo aplicativo ¨sorteiogram¨ , onde foram sorteados três lindos kits artesanais compostos cada um com 3 peças confeccionadas nas vídeo aulas do projeto "Mãos que fazem com sustentabilidade" as quais foram: uma camiseta com a silhueta da igreja submersa Sagrado Coração de Jesus, uma bolsa com a silhueta do São Francisco do Mirante da Serrota e um porta-moedas com a palmeira imperial da orla de Petrolândia-PE.

A artesã proponente do projeto, Paula Rejane destacou a importância da valorização do incentivo da lei Aldir Blanc para a difusão do conhecimento e valorização do artesanato do município e ainda o enaltecimento dos pontos turísticos locais, a mesma agradeceu a secretaria de cultura e gestão municipal pelo incentivo e adesão ao edital.

Informações e fotos: Ateliê Re.Veste/Projeto “Mãos que Fazem com Sustentabilidade”

Município de Itacuruba zera casos ativos da covid-19 e prefeito Bernardo Maniçoba fala sobre as ações de combate ao vírus

Na tarde desta segunda-feira (19), o prefeito de Itacuruba, Bernardo Maniçoba, concedeu uma entrevista a TV Jatinã para falar sobre as ações adotadas no combate ao Coronavírus no município.

Itacuruba tem se destacado quanto ao controle da doença, chegando a zerar por duas vezes os casos ativos. O chefe do executivo pontuou que, apesar do cenário regional mostrar o avanço da pandemia, Itacuruba tem conseguido manter o controle da circulação do vírus na cidade .

O prefeito destacou ainda que as medidas preventivas têm surtido efeito positivo graças ao compromisso da equipe da saúde e a ajuda da população.

Algumas das ações destacadas pelo gestor são: blitz educativas, sanitização dos espaços públicos, monitoramento dos casos positivos e investigados, além de fiscalização e rondas noturnas em parceria com a PM.

"A equipe tem atuado firmemente com o compromisso de conter o avanço da doença e continuar protegendo a nossa população", enfatizou Bernardo Maniçoba

Na última sexta-feira (16), a Secretaria de Saúde divulgou o boletim com o número de casos ativos zerado. Desde o início da pandemia, o município registrou apenas 3 óbitos e 123 casos recuperados.

Blog de Assis Ramalho
Por: Assessoria de Comunicação da prefeitura de Itacuruba

Petrolândia: Vereador Said Sousa solicita ao prefeito Fabiano Marques viabilizar curso de atendimento pré Hospitalar para Técnicos de Enfermagem e condutores de ambulâncias

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia [legislatura 2021/2024], realizada em 07 de abril de 2021, o vereador Said Sousa (PODE) apresentou indicação para solicitação ao prefeito Fabiano Marques providências cabíveis, com o objetivo de interceder junto a Secretaria de Saúde do Município de Petrolândia, viabilizar o Curso de APH ( atendimento pré Hospitalar) para os Técnicos de Enfermagem e os condutores de ambulâncias.

O pleito em tela, de acordo com a indicação do vereador, deve-se a necessidade premente, que exige-se, em deixar os Técnicos em Enfermagem, bem como os condutores de ambulâncias habilitados em APH. 

''Considerando,que devemos ter a dignidade da pessoas humana como princípio absoluto, este atendimento poderá ser o diferencial entre a vida e a morte'' diz a indicação do vereador.

ASSISTA ABAIXO ÍNTEGRA DO DISCURSO DO VEREADOR SAID SOUZA NA REUNIÃO DO DIA 07 DE ABRIL DE 2021
 


Confira mais notícias relacionadas à reunião do dia 07 de abril de 2021 - Clique para ver






Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR


Jatobá (PE): Jovem de 16 anos morre em acidente de moto no Bairro de Itaparica

Na noite deste sábado (24/04/2021), por volta das 20h um jovem de apenas 16 anos sofreu um acidente de moto nas proximidades do Alojamento Nível 2 no Bairro de Itaparica, em Jatobá-PE.

De acordo com informações colhidas pela reportagem do Portal Jatobá Notícias, o jovem Maicon Silva, 16 anos, vinha em alta velocidade com mais alguns amigos em outras motocicletas, segundo pessoas que estavam próximas ao local do acidente dava a entender que os mesmos estavam disputando um “racha”, visto a velocidade em que as motocicletas estavam sendo conduzidas.

Ainda segundo informações, Maicon “sobrou” na “curva da morte” que fica nas proximidades do antigo restaurante da Chesf.

Algumas pessoas que estavam próximas do local, disseram que um dos amigos após o acidente, retornou e foi em direção ao Hospital Municipal de Itaparica solicitar socorro. Uma ambulância do munícipio com profissional de saúde realizou o pronto atendimento e conduziu o jovem para atendimento médico, mas devido a gravidade do impacto do acidente o mesmo não resistiu e veio a óbito.

A reportagem do Portal Jatobá esteve no local do acidente e pelas imagens registradas, o jovem devido a velocidade em que conduzia a motocicleta, “sobrou” e não conseguiu controlar a moto bateu no meio fio e foi arremessado da moto.


Blog de Assis Ramalho
Por Portal Jatobá

Petrolândia: Polícia Militar registra ocorrência de furto e receptação e recupera celular roubado no Bairro Novo Horizonte
Foto: 4ªCIPM

OCORRÊNCIA DE FURTO E RECEPTAÇAO E CELULAR ROUBADO/RECUPERADO EM PETROLÂNDIA-PE.
LOCAL: Bairro Nova Horizonte.

De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa terça-feira [20/04/2021], por volta das 19h:30, .quando em rondas e abordagens, A ROCAM foi acionada pela central para averiguar uma ocorrência de furto no Bairro Novo Horizonte.

Ao chegar no local, a vítima afirmou que o suspeito teria furtado um celular de sua propriedade. Em ato continuo, guiou o efetivo até o local onde se encontrava o suspeito, tendo informado que o mesmo elemento havia furtado duas bermudas, um par de tênis e dois perfumes.

Ao ser indagado pelo policiamento a respeito dos produtos furtados, o suspeito disse que teria escondido em um barraco. O efetivo seguiu ao local onde o suspeito havia deixado as roupas e os referidos perfumes, e na residencia que fica na frente da sua, ele indicou uma outra pessoa que teria comprado o celular, produto de furto. Diante dos fatos narrados, as partes envolvidas foram encaminhadas a Delegacia para serem tomadas as medidas cabíveis.

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo

STR de Petrolândia marca presença e enaltece eleição de Isabel Cristina, eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belém do São Francisco

O STR  (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia) participou da eleição do Sndicato dos Trabalhadores Rurais de Belém do São Francisco, que foi realizada neste domingo 18 de abril de 2021, elegendo a presidente a companheira ISABEL CRISTINA, fortalecendo o empoderamento das mulheres no movimento sindical.

Dos 942 aptos a votar, a candidata obteve 735 votos adquirindo o quórum, para a gestão 2021/2025.

Agradecendo participação de todos, e a recepção para a direção do STR de Petrolandia PE.





Por STR-Petrolândia


Petrolândia é contemplada com mais 405 doses da vacina contra a Covid-19; saiba quantas das 142.150 doses da 13ª entrega cada cidade de Pernambuco recebe


Petrolândia recebe: 345 doses de AstraZeneca (60 a 64 anos) -  10 doses de CoronaVac (Trabalhador da saúde)  -  e  50 doses de CoronaVac (65 a 69 anos) 

Clique e veja a matéria completa




Redação do Blog de Assis Ramalho