segunda-feira, março 16, 2015

Codevasf irá fornecer 20 mil mudas da Caatinga para recompor nascentes do Velho Chico em Sergipe

Foto: Divulgação/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai fornecer 20 mil mudas com o objetivo de recompor áreas de nascentes do rio São Francisco em Sergipe. As mudas estão sendo desenvolvidas no viveiro da Codevasf no povoado Betume, em Neópolis (SE), a partir de sementes de espécies nativas da Caatinga doadas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A ação é parte do projeto “Nascentes do São Francisco”, desenvolvido e coordenado pelo Ministério Público de Sergipe, que tem como um de seus objetivos ampliar a disponibilidade de água na região. O volume de mudas a serem fornecidas pela Codevasf é o dobro do que havia sido inicialmente previsto no acordo de cooperação técnica firmado com o município de Canindé de São Francisco. Serão fornecidas mudas de umbu, catingueira, trapiá, pereiro, amburana, angico, amendoim-bravo, mofumbo e tingui.

A previsão é que, até o final do mês de maio, as mudas sejam entregues a proprietários rurais que aderiram ao “Nascentes do São Francisco”. Proprietários que participarem do plantio de mudas receberão orientações técnicas e serão contemplados com o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), um modelo de remuneração criado para recompensar financeiramente pela execução de serviços ambientais. O projeto também prevê que as comunidades rurais receberão ações de educação ambiental.

O chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Sergipe, Sérgio Hughes, destaca a importância de se sensibilizar a população. “Esse é um projeto que vai resultar na recuperação de nascentes por meio do envolvimento da comunidade em ações ambientais, ampliando a renda da população em torno de um projeto sustentável. O engajamento dos proprietários nos leva a acreditar que o projeto será bem-sucedido”, afirma.

A recomposição das áreas de nascentes tem como objetivo recuperar áreas degradadas e ampliar a disponibilidade de água e melhorar a sua qualidade. Os assentamentos Mandacaru I e II foram selecionados como os primeiros a receber o “Nascentes do São Francisco”, que busca fomentar ações de longo prazo para reverter o quadro de degradação ambiental no Baixo São Francisco. Entre as ações da Codevasf, está o apoio aos proprietários rurais no manejo de mudas.

O superintendente regional da Codevasf, Said Shoucair, afirma que a empresa está comprometida na realização de ações que beneficiem o meio ambiente. “A revitalização do rio São Francisco é hoje uma das missões da Codevasf. Uma das próximas ações será a doação de uma área para a ampliação da Grota do Angico, no Alto Sertão. Além disso, somos parceiros de outro projeto ambiental, o 'Águas do São Francisco', em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e o SergipeTec”, informou o superintendente.

O projeto “Nascentes do São Francisco” é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional ao Rio São Francisco e Nascentes do Ministério Público de Sergipe. Além da Codevasf, a iniciativa envolve também a participação da prefeitura de Canindé de São Francisco, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário