quinta-feira, julho 14, 2016

CPRH conclui repatriamento de araras e tucanos para a região amazônica

Ao todo, 16 aves resgatadas em operações de fiscalização embarcaram do Recife para Macapá, no Amapá (Fotos e vídeo: CPRH/Divulgação)

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) promoveu o repatriamento de 16 aves nesta quinta (14). Ao todo, 14 araras e 2 tucanos, resgatados em operações de fiscalização da Agência, foram enviadas de avião para Macapá, capital do Amapá, a fim de serem reintroduzidas em seu bioma de origem, na região amazônica.

O diretor de recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH, Walber Santana, lembra que a devolução de animais silvestres à natureza é um trabalho rotineiro da Agência, mas essa última situação teve um tratamento especial por se tratar de espécies que não pertenciam ao bioma pernambucano.

"Na grande maioria das vezes, a CPRH faz a devolução de animais com habitat em Pernambuco, como a caatinga ou mata atlântica. Mas nesse caso, são aves que não têm ocorrência no bioma pernambucano, e sim, no amazônico", explicou ele.

As aves foram acondicionadas em caixas de madeira apropriadas para o traslado de animais e embarcadas no terminal de carga da companhia aérea Latam - a única no Brasil que presta esse tipo de serviço. O repatriamento não teve custos ao erário público graças a um acordo de cooperação entre o Governo do Estado e a Latam.

As araras e os tucanos serão recebidos em Macapá por técnicos do Ibama. As aves passarão por um período de observação e tratamento de cerca de 30 dias antes de serem gradualmente devolvidas ao meio ambiente.

Álvaro Maia
Núcleo de Comunicação Social - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário