sábado, novembro 08, 2014

Ação das Nações Unidas quer incentivar turismo sustentável no mundo

Foto: OMT

Organização Mundial do Turismo destaca uso eficaz dos recursos na conservação do meio ambiente e em novas tecnologias; atualmente o turismo representa 9% do Produto Interno Bruto global.

A Organização Mundial do Turismo, OMT, lançou um programa internacional para incentivar o turismo sustentável no mundo.

O foco da OMT está no uso eficaz dos recursos naturais, na conservação do meio ambiente e em novas tecnologias.

PIB

O plano foi anunciado, nesta semana, durante o ‘World Market Travel’, em Londres. A iniciativa será coordenada pela OMT e pelos governos da França, do Marrocos e da Coreia do Sul e terá o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma.

O turismo atualmente é um dos setores econômicos que mais crescem. Ele representa 9% do produto interno bruto global, é responsável por quase 10% dos empregos no mundo e por 6% das exportações globais.

Até 2030, a OMT prevê que o número de turistas internacionais deve chegar a 1,8 bilhão.

A agência da ONU alerta que se não for controlado de forma sustentável, o turismo pode acabar com os recursos naturais levando à falta d’água, perda de biodiversidade, degradação do solo e contribuir para a mudança climática e a poluição.

Aquecimento Global

Os especialistas dizem que o setor tem influência no aquecimento global porque é responsável por 5% das emissões globais de dióxido de carbono, CO2.

O Relatório Economia Verde, lançado pelo Pnuma em 2011, mostrou que se a tendência de crescimento atual do turismo continuar até 2050, os resultados serão um aumento de mais de 150% nos consumos de energia e água. Além disso, vão aumentar também as emissões dos gases que causam o efeito estufa.

O Pnuma afirma que os ecossistemas e milhares de espécies no mundo vão sofrer no futuro sem um manejo adequado do turismo e a proteção do meio ambiente, como também, sem investimentos no setor verde.

Para a agência da ONU, o turismo representa um dos 10 setores econômicos com mais condições de contribuir para uma transição em direção a uma economia

Fonte: Rádio ONU em Envolverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário