terça-feira, maio 25, 2021

Há 11 anos Ariano Suassuna brilhava em Petrolândia com a aula-espetáculo "Nau"

Apresentação de aula-espetáculo de Ariano Suassuna em Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier/Acervo pessoal)

Nesta terça-feira, completaram-se 11 anos da Aula-Espetáculo NAU do Ariano Suassuna, realizada em Petrolândia no palco da Casa de Shows Velho Chico, na noite de 25 de maio de 2010, apresentada para convidados do município. Conduzida por Ariano, com acompanhamento de músicos, cantores e dançarinos, a NAU de Ariano navegou por todas regiões do Estado, em comemoração dos 41 anos do filme "A Compadecida" (1969), inspirada na obra teatral de Suassuna, "O Auto da Compadecida". 

Na manhã seguinte, Ariano e sua esposa Zélia visitaram escolas em Petrolândia, como a biblioteca da Escola de Jatobá, e receberam homenagens dos setores da cultura e educação do município. 

Fotos: Acervo da Escola de Jatobá

Poucos dias depois, em 2 de junho do mesmo ano, Ariano já estreava uma nova aula-espetáculo, encenada no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Com o título “Chamada ao Piano”, Ariano homenageou compositores pernambucanos do fim do Século 19 e do começo do Século 20. “Eu estou transformando esses espetáculos em espetáculos didáticos. Mostrando para o povo como é bonita a nossa cultura”, declarou Ariano, após a apresentação.
 
Nascido em Parahyba do Norte, atual João Pessoa, capital da Paraíba, em 16 de junho de 1927, Ariano Vilar Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial e autor das obras "Auto da Compadecida" e "O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta", além de defensor da cultura do Nordeste do Brasil. Ele também foi Secretário de Cultura de Pernambuco (1994-1998) e Secretário de Assessoria do governador Eduardo Campos até abril de 2014. 

Vítima de infarto, o dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor e advogado faleceu no Recife aos 87 anos, em 23 de julho de 2014. Em homenagem ao Arauto da Cultura do Nordeste, Ariano Suassuna foi um dos homenageados no desfile cívico de Petrolândia, em 7 de setembro do mesmo ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário