terça-feira, maio 12, 2020

Petrolândia/Tacaratu e demais cidades do Sertão: MPPE cobra fiscalização para coibir transporte clandestino de pessoas durante a pandemia do Covid-19


Após tomar conhecimento de que veículos de transporte clandestino estão sendo utilizados para o deslocamento de pessoas entre as localidades de Petrolândia, Tacaratu, Belém do São Francisco, Betânia, Custódia, Flores, Floresta, Mirandiba, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo, os promotores de Justiça que atuam na região expediram uma recomendação conjunta para que os governos municipais, Detran e Polícias Civil e Militar reforcem o trabalho de fiscalização.

Segundo o coordenador da 14ª Circunscrição Ministerial, promotor de Justiça Rodrigo Santos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem percebido um crescimento no transporte irregular, que além de expor os moradores aos riscos inerentes do serviço, como veículos inadequados conduzidos por motoristas sem habilitação para o transporte de passageiros, aumenta o risco de contaminação pelo Coronavírus. “Percebemos que esse transporte clandestino, que sempre existiu na região, se intensificou com as restrições de circulação impostas pelos decretos do Governo do Estado”, relatou Rodrigo Santos.

Por esse motivo, os promotores de Justiça da região recomendam que os governos municipais intensifiquem a fiscalização de todas as empresas de transporte de passageiros, com a realização de vistorias e requisição de documentos como autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); alvará de funcionamento; registros dos veículos; carteiras de habilitação dos motoristas; atestados de regularidade da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros; relação e qualificação dos funcionários; e CNPJ e demais documentos de constituição das empresas. Caso sejam identificadas irregularidades, o poder público deverá promover a interdição dos estabelecimentos e dos veículos.

Outra medida recomendada pelos promotores de Justiça é a realização de blitze coercitivas e barreiras sanitárias mediante articulação entre os municípios, Detran e Polícias Civil e Militar. Os agentes públicos devem fiscalizar a regularidade do serviço de transporte de passageiros e bens, tanto em relação às exigências do Código de Trânsito Brasileiro quanto ao cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19.

No caso do Detran, o MPPE recomenda que sejam tomadas providências como a remoção do veículo e multa pelo transporte clandestino. Já as Polícias Civil e Militar devem prestar o suporte aos funcionários das Prefeituras e do Detran nas blitze e barreiras sanitárias e lavrar os procedimentos policiais de flagrante delito sempre que for necessário, conduzindo os responsáveis às Delegacias de Polícia nas hipóteses de cometimento dos crimes de infração de medida sanitária preventiva (artigo 268 do Código Penal), desobediência (artigo 330 do Código Penal) e usurpação de função pública (artigo 328 do Código Penal) no caso de ser identificada a prática do transporte clandestino.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (12).

Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário