quarta-feira, outubro 14, 2015

Saúde coletiva é tema de capacitação inédita no DSEI Alagoas e Sergipe

Aulas teóricas, trabalhos em grupos, rodas de conversa e relatos de experiências reuniram mais de 30 profissionais, durante cinco dias, na capital alagoana

Técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alagoas e Sergipe e responsáveis técnicos dos 12 Polos Base do DSEI participaram, pela primeira vez, de um curso de gestão sobre saúde coletiva, em Maceió (AL). “O objetivo foi buscar a qualificação dos profissionais que atuam no distrito para que eles possam contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população indígena”, explica a responsável pelo programa de Educação Permanente do DSEI, Nadjane Medeiros.

Durante cinco dias, os 34 participantes tiveram aulas teóricas com atividades de leituras, trabalhos em grupos, rodas de conversa e relatos de experiências. “Todas essas ações possibilitaram ampliar a capacidade de decisão dos profissionais e identificar problemas buscando soluções criativas, além de contribuir para a gestão das atividades desempenhadas e para que eles consigam desenvolver uma visão estratégica a partir da realidade em que vivem”, disse a chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi), Clícia Dantas.

Para a nutricionista Cynthia Moura, que acaba de integrar a equipe do DSEI, o curso foi ainda mais especial. “Estou iniciando na saúde indígena e participar desse momento foi fundamental para compreender suas especificidades e melhorar a minha atuação”.

A enfermeira Vanessa Borba, Responsável Técnica do Polo Base de Wassu Cocal, espera que ocorram mais ações como essa. “Depois de tanto conteúdo importante disponibilizado, estou ansiosa para que tenham outros cursos e eu possa dar continuidade ao aprendizado”.

“Sempre é possível aprender mais e o curso despertou isso. Agora, podemos voltar para nossos locais de trabalho e fazer o melhor pelos indígenas da nossa região”, finalizou Priscylla, responsável técnica do Polo Base de Jeripankó.

Por Graziela Oliveira
Fotos: Acervo / DSEI Alagoas e Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário