quarta-feira, outubro 14, 2015

Ministro da Integração e presidente da Codevasf autorizam reabilitação de estação de bombeamento em Alagoas

O ministro da Integração Nacional destacou a importância social e econômica do perímetro irrigado da Codevasf para o município de Igreja Nova e para a região.

Cerca de 7 mil pessoas que dependem direta e indiretamente da produção agrícola do Perímetro Irrigado do Boacica, mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município de Igreja Nova (AL), devem ser beneficiadas com a reabilitação da Estação de Bombeamento Ceci Cunha, que retira água do rio São Francisco para irrigar os lotes do perímetro irrigado. Neste mês, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, estiveram em Igreja Nova para autorizar o início dos serviços de reabilitação da estação bombeamento com investimentos de R$ 6,97 milhões.

Com a implantação da nova estrutura flutuante de captação e bombeamento, a Codevasf projeta uma redução no consumo de energia e mais segurança no bombeamento de água, pois o novo sistema da Estação de Bombeamento Ceci Cunha funcionará com seis bombas, cada uma com o dobro da vazão das antigas, porém com potência instalada reduzida à metade. Serão dois módulos flutuantes, cada qual equipado com três conjuntos de motobombas de vazão total de 9 m³ por segundo.

A autorização para início dos serviços foi comemorada pelos agricultores familiares do Perímetro Irrigado do Boacica. “A reabilitação da estação Ceci Cunha vai melhorar a produtividade e dar garantia de uma água de melhor qualidade aos produtores de arroz e de cana que estão assentados no Boacica”, afirmou o agricultor Roberto Moura, coordenador do Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica.

O ministro da Integração Nacional destacou a importância social e econômica do perímetro irrigado da Codevasf para o município e para a região. “Esse perímetro significa muito para Igreja Nova em termos de economia, geração de trabalho. Estamos trabalhando muito e olhando para a região Nordeste. Contem conosco que vamos tocar essa obra”, afirmou Occhi.

Também participou da cerimônia o superintendente da regional da Codevasf em Alagoas, Luciano Chagas.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário