quarta-feira, outubro 14, 2015

Deputado Kaio Maniçoba, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, faz balanço dos seus trabalhos em Brasília e fala sobre perspectivas para 2016

A entrevista, na íntegra, vai ao ar na manhã desta quinta-feira (15 de outubro) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Natural do município de Floresta, o deputado federal Kaio Maniçoba (PHS) desbancou, nas eleições de 2014, nomes fortes na política estadual e tornou-se o primeiro parlamentar a representar o Sertão de Itaparica em Brasília. Apesar da baixa votação, 28.585 votos, Kaio conquistou a 25ª cadeira de Pernambuco na Câmara Federal por meio do coeficiente eleitoral.

Filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), o parlamentar integra, atualmente, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, indicado para o cargo no mês de março passado. Apesar de jovem, o deputado tem se destacado na bancada do PHS.

Com exclusividade, Kaio Maniçoba concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Na ocasião, o parlamentar fez um balanço dos seus primeiros nove meses na Câmara Federal, e falou das pespectivas para as eleições municipais de 2016.

Assis Ramalho: Sei que ainda é cedo, são somente nove meses de mandato, mas gostaria que o deputado fizesse um balanço sobre os seus trabalhos em Brasília, principalmente os voltados para o nosso Sertão.

Kaio Maniçoba: Bom dia Assis Ramalho, e bom dia aos ouvintes da Web Rádio Petrolândia e aos leitores do Blog. Quero dizer que é um prazer voltar a ser entrevistado por você. Assis, sobre os meus trabalhos em Brasília, para que você tenha uma ideia, eu fui o único deputado federal onde aloquei emendas de autoria própria nos sete municípios do entorno de Itaparica, incluindo o município de Ibimirim. Eu coloquei valores, pequenos mas coloquei, para que a gente possa desenvolver a região. Isso independentemente de lados políticos, e vamos continuar os quatro anos de mandato colocando emendas para os municípios do Sertão, sempre buscando o desenvolvimento.

Assis Ramalho: Gostaria que citasse os principais projetos defendidos pelo deputado em Brasília.

Kaio Maniçoba: Assis, em Brasília eu tenho tido uma luta diária com projetos importantes voltados para a agricultura e para o desenvolvimento do nosso Sertão. Tudo isso para que a gente possa dar dias melhores a toda essa região da gente, e para todo o povo de Pernambuco que acreditou na gente. Então, eu tenho tratado o nosso mandato com muito carinho onde tenho feito projetos importantes, sendo que as mais importantes comissões da Câmara a gente tem feito parte delas. A gente faz parte do debate do Brasil. Nós estamos na CMO (Comissão Mista de Orçamento), onde define o orçamento do país. Nós também estamos na CPI da Petrobras, onde vem trabalhando nos maiores escândalos já vistos no nosso país. Enquanto vice-presidente, eu tenho trabalhado arduamente para que a gente possa dar um resultado que a sociedade espera e almeja que a gente faça. Também apresentei um projeto importante na agricultura, anistiando os produtores rurais que foram atingidos pela forte seca. Então, eu tenho sido uma única voz em favor do Sertão, onde tenho debatido junto com a presidente Dilma, junto com ministros, a seca em que vivemos. Nós não queremos mais viver de [água de carro] pipa, não queremos mais viver de favores. Eu sempre digo que a Lei Áurea aboliu a escravidão, mas não aboliu a escravatura em que nós vivemos. A gente vive mendigando por um [abastecimento por carro] pipa, vive mendigando por uma lata d'água, e o que falta é um olhar diferente para o nosso Sertão, para que a gente possa melhorar as condições das empresas estatais daqui, como a Codevasf, como o Dnocs, e como tantas outras que cuidam do nosso entorno, para que a gente tenha desenvolvimento e dias melhores, por que esse é o nosso compromisso com a nossa região.

Assis Ramalho: Em meio a esses inúmeros escândalos, o deputado e o seu partido é a favor do impeachment da Dilma, ou ainda é hora de dar uma trégua, rever o que vai acontecer daqui pra frente?

Kaio Maniçoba: Assis, a minha posição é de que a gente não pode ficar no debate do sim ou do não do impeachment. A gente tem que fazer um debate mais profundo, a gente tem que entender o impeachment, o que vai levar o Brasil no pós-impeachment. Então, eu acho que o debate é muito mais enfático para a gente fazer esse questionamento. Eu prefiro não me posicionar neste momento, porque eu acho que é hora de entendimento, é hora de a gente dar as mãos e tentar construir o Brasil. Nós não temos que olhar o partido (político), nós temos que olhar o país em que vivemos. Se nós tirarmos a presidente Dilma, nós vamos entregar o país a quem? Como é que vai ficar? Nós não podemos tratar uma presidente do Brasil como se a gente tirasse um síndico de prédio. Nós temos que respeitar a instituição, nós temos que respeitar o cargo que foi dado a ela pelo povo. Eu sou crítico ao governo, falo quando tem que falar, mas defendo quando tem que defender. Eu não estou aqui defendendo, se o PT ou a presidente merece ou não ficar no cargo. O que eu estou defendendo é a questão de a gente ser sério, ser correto com os pensamentos e pensar no Brasil, e não pensar em si próprio.

Assis Ramalho: O que você acabou de falar foi justamente o que eu comentei hoje de manhã no meu programa de rádio (Acordando com as Notícias). Eu falava justamente isso, sobre alguns (maus) políticos que não estão nem aí para o povo e para o país, e que torcem para que as coisas piorem, porque isso acontecendo será melhor pra eles. Em cima do que você falou, eu lhe pergunto: o deputado, com sua experiência de quase um ano de mandato, já deu para perceber que lá, realmente, tem gente que torce para que o circo toque fogo, para o "quanto pior, melhor"?


Kaio Maniçoba: Nós temos pessoas lá que torcem pelo "quanto pior, melhor". Como tudo na vida, tem aqueles pessimistas e tem aqueles que são otimistas. Mas, a gente não pode olhar para quem pensa o mal, para quem não quer o bem. Nós temos que olhar pra frente, que olhar para o futuro, com a cabeça erguida e sempre levantando a bandeira da ética, da moralidade, e é isso que nós estamos fazendo lá, na Câmara Federal, dando orgulho a quem nos votou, a quem confiou à gente a representação lá no Congresso Nacional.

Assis Ramalho: O deputado é contra ou a favor da CPMF?

Kaio Maniçoba: Sobre a CPMF a gente quer entender [com] quais as motivações que o governo quer a CPMF. A gente faz parte da CMO (Comissão Mista de Orçamento), e tudo vai lá para a nossa comissão. O ministro [Levy] esteve lá, deu explicações pra gente e ainda vai voltar para dar maiores explicações. Nós temos que entender o seguinte: Se voltar a CPMF, ela [Dilma/ fala que será para tapar o rombo da Previdência, mas precisamos saber o quanto isso vai custar [para a sociedade]. Então, a gente tem que fazer uma leitura da CPMF, assim como do impeachment. A gente não tem que ser contra ou a favor, tem que ter uma leitura, tem que ter o entendimento para que se possa trabalhar e sair desta crise ruim que o Brasil está vivendo.

Assis Ramalho: As eleições de 2016 estão se aproximando. Gostaria de saber se deputado já está se articulando e se o seu partido vai lançar candidatos nos municípios da região.

Kaio Maniçoba: Sim, nós temos fortalecido o nosso partido [PHS] na região, e vamos ter candidatos em várias cidades daqui da região [do Sertão]. Por enquanto, nós estamos fazendo um debate interno.

Assis Ramalho: Já poderia dizer as cidades em que vai lançar candidatos, e quais os nomes dos candidatos?


Kaio Maniçoba: Eu tenho candidato em Itacuruba, vamos ter candidato em Belém [do São Francisco], em Floresta, em Carnaubeira da Penha, em Jatobá, e sobre os nomes a gente vai debater em 2016. Mas eu posso dizer que serão nomes bons, nomes que agreguem os grupos, que representem a sociedade e que possam fazer mais do que já fizemos. A gente tem que entender que a nossa região agora tem um deputado federal, que tem uma presença ativa, e que temos como ajudar os municípios, como fazer a diferença. Para que você tenha uma ideia, eu coloquei agora, para o município de Floresta, em uma das nossas emendas, R$ 1 milhão e 250 mil para a reforma de equipamentos do hospital. O município de Floresta, hoje, ele carrega a região na área da saúde. Então, nós olhamos para isso e fizemos isso em toda a região para que a gente possa demonstrar a importância da região ter um deputado federal. Floresta vai ter um candidato próprio para prefeito, mas no momento ela (prefeita Rorró Maniçoba) vai apresentar um candidato do partido dela para que dê continuidade ao trabalho dela, e que a gente faça com que ele seja melhor do que ela já foi. A prefeita Rorró foi uma das maiores prefeitas de Floresta. Isso eu digo não é por eu ser o seu filho, não é por dizer, é por números, por pesquisas e aprovações, que a gente vê que ela vem fazendo uma gestão diferente. E, no momento certo, ela vai apresentar o seu candidato, para que o povo possa avaliar e dizer se ele merece estar lá, para que a gente possa fazer um grande trabalho. Agora, Assis, eu volto a frisar: a gente não pode perder a oportunidade de ter um deputado federal alinhado, onde a gente pode colocar milhões em emendas para desenvolver os municípios da região, e vem pessoas de fora que não tem o compromisso que a gente tem. Olhe quanto foi que o deputado federal, votado pela oposição em Petrolândia, em Jatobá, em Tacaratu, colocou para os municípios. Eu coloquei. Olhe a minha votação em Petrolândia e olhe quanto os outros colocaram. Eu não estou aqui julgando ninguém, nem vou julgar, porque o nosso compromisso é muito maior, porque o nosso compromisso é com a região. Então, eu quero deixar aqui o meu abraço, meu amigo Assis, e dizer que nós estamos a disposição, e sempre que precisar da gente conte com seu amigo. Quero deixar aqui registrado a minha admiração pelo seu blog, pelo seu trabalho, e [fico] feliz por saber que agora também tem a Web Rádio Petrolândia, você que é um dos precursores da região na área de rádio, na área do noticiário político e deixo aqui os meus parabéns e dizer que estamos sempre à disposição de vocês.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assessoria do deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário