sexta-feira, junho 03, 2016

Prefeitura de Paulista usa drones para recadastramento e arrecadação de imóveis no município

Município do Paulista, em Pernambuco, será o cenário para o projeto piloto (Foto: Paulista em 1º lugar)

A Crescite, uma das maiores empresas nacionais especializadas em cobrança tributária e recadastramento de imóveis, lançará entre junho e julho de 2016 seu projeto piloto de recadastramento de imóveis urbanos com a utilização de drones. As imagens aéreas serão tratadas por softwares de última geração, o que permitirá a medição dos imóveis.

O município do Paulista, em Pernambuco, que já tem contrato com a empresa, será o cenário do projeto inicial. “Vamos sugerir um pequeno piloto com 20 mil imóveis, em áreas com adensamento. Em cerca de 90 dias teremos finalizado o trabalho. No entanto, ainda teremos o acompanhamento presencial destes imóveis, além da consultoria aos contribuintes que já é feita regularmente”, detalha o diretor da Crescite, Paulo Resende.

A empresa durante vários meses desenvolveu a conjunção das imagens geradas por drones, com softwares de tratamentos de imagens, para medir com precisão os imóveis e, ao mesmo tempo, realizar o trabalho técnico com velocidade.

“O grande desafio é atender à demanda dos municípios na atualização cadastral, com qualidade, velocidade e precisão técnica, afinal os grandes centros urbanos do país contam com centenas de milhares de imóveis, poucos recursos para investir e uma dinâmica urbana que “envelhece” rapidamente os cadastros”, comenta Resende.

O comando técnico da empresa já realizou recadastramento em um grande número de imóveis, mas sempre associado à cobrança tributária. “Obtivemos sucesso nos contratos com incremento de arrecadação de 82% em Itamaracá, 64% em Jaboatão dos Guararapes, mais de 200% em Maceió e de 165% no Paulista”, afirma Resende. O foco é a arrecadação. A empresa se concentra no imóvel e suas características para permitir aos gestores municipais o arbitramento do IPTU, sem a pretensão de fazer um cadastro multifinalitário.

Atualmente no Paulista a empresa já recadastrou, para fins tributários, mais de 30 mil imóveis em menos de três meses. A meta é fechar 2016 com 100 mil imóveis. A entrada dos drones e softwares de tratamento de imagens são um avanço negociado com o Governo Municipal.

“Os resultados obtidos em projetos paralelos agradaram a gestão, por isso acredito que a experiência dos drones associados a softwares sofisticados será uma inovação. Acho fundamental para todos os municípios o acompanhamento deste projeto, pois a expectativa é melhorar o desempenho na arrecadação independente do município”, ressalta o Secretário de Finanças do Paulista, Rafael Siqueira.

Recursos Tecnológicos

“A Crescite não acredita em soluções complexas e caras para os municípios, porque classifica-se fora da realidade. Neste momento estamos atuando naqueles locais que têm mais de 100 milhões de ‘estoque de débitos’. Só somos remunerados em razão do que produzimos financeiramente e na atualização dos cadastros municipais. Desta maneira somos os investidores e, ao mesmo tempo, os agregadores de tecnologia para os municípios. A proposta da empresa não exige investimentos do município e é remunerada com a medição dos resultados financeiros”.

Ainda segundo a empresa, os drones são uma solução rápida e barata se utilizados com conhecimento técnico e associação com softwares. E, por isto, estão em sintonia com a filosofia adotada. Eles são uma revolução nas imagens aéreas pelo baixo custo, resolutividade e velocidade de operação.

O Prefeito do Paulista, Júnior Matuto, é um dos entusiastas do projeto. “Paulista vai inovar e, mais uma vez, partir na frente, dando um bom exemplo a outros municípios brasileiros. Estamos avançando para resolver parte dos nossos problemas e, ao mesmo tempo, mostrar soluções para colegas administradores. Abrimos espaço para parceria com uma empresa privada e os resultados já estão aparecendo nos cofres do município e agora, com mais tecnologia, vamos avançar”, afirma.

Sobre a Crescite
A Crescite é formada por profissionais que atuam no mercado de consultoria e assessoria há mais de 20 anos. Com larga experiência nos segmentos dos negócios públicos e empresariais a empresa utiliza a metodologia de Promoção e Cobrança Tributária, que se materializa por meio da persuasão e de uma série de facilidades para que o contribuinte tenha acesso às informações e a regularização de sua situação fiscal. Os serviços realizados são relativos aos benefícios prestados aos Cadastros Imobiliário e Mercantil do município, na reestruturação da administração e gerenciamento dos créditos a receber, no que tange à arrecadação do IPTU, débitos vencidos a mais de 90 (noventa) e da Dívida Ativa municipal como um todo. Para conhecer mais, acesse: www.crescite.com.br.

Ascom ABlab/Crescite

5 comentários:

  1. Muito massa ver a inciativa pública em adotar novas tecnologias focando na eficiência. Excelente! Um belo exemplo para o nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa iniciativa da prefeitura de Paulista. Inclusão digital trazendo progresso no dia dia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa iniciativa da prefeitura de Paulista. Inclusão digital trazendo progresso no dia dia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns à prefeitura do município de Paulista - PE pelo trabalho junto à Crescite! Um exemplo de criatividade e inovação na gestão pública.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à Prefeitura do município de Paulista - PE pelo belo trabalho junto à Crescite! Um exemplo de inovação e criatividade na gestão pública.

    ResponderExcluir