terça-feira, outubro 31, 2017

Petrolândia: Floridos, ipês-amarelos enfeitam ruas e avenidas da cidade

Avenida Auspício Valgueiro de Barros - Ipê florido em frente ao antigo escritório da Celpe (Fotos: Assis Ramalho/Blog AR)

Avenida Auspício Valgueiro de Barros, próximo à Escola Delmiro Gouveia 

Rua da Matriz, no pátio da EREM de Jatobá

Praça da Matriz em frente à Igreja de São Francisco de Assis 

Avenida Lídia Aragão

Estacionamento do Parque João Pernambuco

O amarelo tomou conta das ruas e avenidas de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. As flores dos ipês estão dando um colorido especial à cidade. Amarelas e algumas poucas roxas, as árvores embelezam a cidade e as fotos de moradores e turistas, encantados com a primavera sertaneja. Quem passa por uma delas, quase sempre pega o celular e guarda o registro da bela florada.

Na manhã desta terça-feira (31), a reportagem do Blog de Assis Ramalho percorreu alguns dos locais em que a exuberância dos ipês chamam a atenção.

Há muitos anos moradora da Avenida Auspício Valgueiro Barros, uma dona de casa, com quem nossa reportagem conversou, disse o que sente nesta época do ano. Em frente à sua casa, um ipê de flores amarelas ajudou a mudar a paisagem. “Todo ano, ao chegar esse tempo, vai mudando a cidade, ficando essa beleza. É coisa de Deus, para deixar tudo tão bonito”, afirmou.

O ipê-amarelo, como explica a professora do curso de Agronomia do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE), Ana Rita Leandro, é uma planta conhecida em todo o Brasil e está distribuída em quase todo o país, em especial em localidades onde as temperaturas passam dos 13 graus até cerca de 23, 25 graus. No entanto, a espécie se desenvolveu bem em regiões mais quentes, como o Sertão pernambucano.

“A gente percebe que, mesmo nas regiões de caatinga e serrado, ele [ipê] está amplamente disseminado, normalmente usada em atividades de urbanismo e paisagismo de ruas, avenidas e praças. É uma planta com muita capacidade de aclimatação a esses ambientes e, algumas, adaptadas a condições mais quentes”, explica a professora.

Ver todas as fotos>Ipês-amarelos colorem as ruas de Petrolândia


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/Blog/AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário