terça-feira, abril 29, 2014

Petrolândia: Major Reinaldo é promovido a Tenente Coronel e é transferido para Caruaru


Ten Cel PM Reinaldo Mesquita (Foto: Moura Lab)

Após quatro anos e meio no comando da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, no município de Petrolândia, Major Reinaldo Mesquita, foi promovido a Tenente Coronel e recebeu transferência para a cidade de Caruaru, no Agreste do estado.

Antes de se despedir da cidade de Petrolândia, a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez, com exclusividade, entrevista com o agora Ten Cel PM Reinaldo Mesquita.

Iniciamos a entrevista perguntando sobre a sua satisfação de ter galgado mais uma patente em sua carreira, e como estava se sentindo ao deixar Petrolândia, lugar onde fez muitos amigos, inclusive sendo contemplado com o título de cidadão petrolandense.

Reinaldo Mesquita: "Pois é, Assis, nós tivemos essa grata satisfação, de ser promovido ao posto de Tenente Coronel, pelo trabalho que realizamos aqui em Petrolândia na redução da criminalidade. O programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, contempla muita esta questão da meritocracia, que é agraciar àqueles que trabalham, e tem o resultado positivo. E, por conta disso, a gente teve a satisfação de subir mais uma patente na carreira militar, e com uma nova designação. Infelizmente, a gente está deixando Petrolândia, com muita saudade, porque foi aqui que a gente teve um grande sucesso na vida profissional e familiar, enfim, em todos os sentidos. A gente teve uma grata satisfação de estar em Petrolândia, onde a gente durante quatro anos e seis meses fez bastante amigos, e tivemos a oportunidade de fazer esse trabalho com a comunidade em diversos segmentos. Mas, agora, estamos cumprindo uma nova etapa onde vamos seguir para Caruaru."

Perguntamos sobre o início de sua carreira na Polícia Militar de Pernambuco.

Reinaldo Mesquita: "Quando eu iniciei a carreira militar, eu iniciei muito cedo, com 18 anos, e a partir dali a gente já começou a subir a escadinha. E como a gente começou muito cedo, a gente teve uma expectativa de chegar ao topo mais cedo. Alguns levam mais tempo, e outros até chegam ao topo bem antes do que eu cheguei. Tem colegas nossos que chegaram antes ao posto de Tenente Coronel, e também de Coronel''.

Sobre os demais municípios nos quais já prestou serviços.

Reinaldo Mesquita: "A gente trabalhou na cidade de Afogado de Ingazeira, onde a gente foi subcomandante, depois a gente trabalhou em Garanhuns, em Arcoverde, onde passamos um bom tempo por lá, não só trabalhando em Arcoverde, como em cidades circunvizinhas, a exemplo de Sertânia e Custódia. Mas antes de a gente chegar ao Sertão, aqui em Petrolândia, a gente trabalhou no Recife no batalhão de trânsito, e no batalhão de polícia rodoviária estadual.

Perguntamos se está realizado em estar próximo ao topo da carreira na PMPE.

Reinaldo Mesquita: ''Eu me sinto realizado, por que com certeza é um sonho realizado, mas a gente já fica preparando os motores para a próxima, para poder encerrar com chave de ouro, se Deus quiser''.

Perguntamos ao Tenente Coronel sobre sua gratidão a Petrolândia e o que essa cidade representa para ele.

Reinaldo Mesquita: "Assis, Petrolândia é uma cidade muito querida, que marcou muito a vida da minha família. A gente tem as graças de ser um Cidadão Petrolandense, que foi um título dado pelo povo de Petrolândia, que é uma marca muito forte na vida da gente. Eu quero agradecer a você, Assis, que foi quem abriu as portas da comunicação, desde o dia em que eu cheguei aqui em Petrolândia, para que a gente pudesse divulgar o nosso trabalho. Eu nunca vou esquecer do seu programa de rádio, quando a gente estava lá, pela manhãzinha, anunciando a nossa vontade de trabalhar junto com a comunidade, e aquilo ali foi muito importante, foi o que abriu as portas da gente, para nós podermos seguir com o sucesso dos nossos trabalhos. Também teve o Blog, que contribuiu muito com o nosso sucesso. Também a gente não pode esquecer de um relacionamento que a gente teve com um grupo maravilhoso, que a gente conheceu através do pastor Ricardo, através da Igreja Batista Missionária (de Petrolândia), que nos acolheu muito bem. Aliás, a gente tem ali, na Igreja Batista Missionária, uma irmandade que expressa um carinho muito forte com a gente. Quero agradecer também aos cidadãos de bem da cidade, aos comerciantes, àquelas pessoas que sempre nos apoiaram, à Prefeitura, ao prefeito (Lourival Simões) que sempre nos apoiou, junto com os vereadores. Também agradeço às autoridades, juízes, promotores, delegados de polícia, enfim, se for citar, a gente pode até esquecer de alguém. Então, eu deixo aqui uma eterna gratidão ao povo de Petrolândia, não só da cidade, como o povo das agrovilas, e dos centros mais distantes da zona urbana. Então, o nosso sentimento com Petrolândia é um sentimento de gratidão. E eu falo não somente em meu nome, como em nome da minha esposa (Catarina Cursino) que aqui iniciou um trabalho de muito sucesso. A gente só tem a agradecer a Petrolândia, agradecer a Deus, e agradecer a você, Assis Ramalho, de nos dar mais esta oportunidade de nos expressarmos sobre esse povo tão maravilhoso. Obrigado a você, Assis Ramalho. Que Deus lhe abençoe."

Finalizamos a entrevista, pedindo a opinião de Reinaldo Mesquita sobre o seu substituto no comando da 4ª CIPM.

Reinaldo Mesquita: "Quem vai me substituir é o Major Ferraz, que acompanhou o nosso trabalho há muito tempo, e eu posso dizer que Petrolândia vai ficar em ótimas mãos. Major Ferraz conhece bem de perto o município de Petrolândia e região, tem adotado a nossa filosofia de chegar junto da comunidade, e eu tenho certeza que ele vai fazer um excelente trabalho de segurança para a nossa população. Eu posso lhe dizer, Assis, que eu fico tranquilo e satisfeito em saber que a Companhia está nas mãos de um camarada tão profissional e que tem uma visão profissional muito boa''.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Antônio Moura/MouraLab

Nenhum comentário:

Postar um comentário