sexta-feira, julho 22, 2016

Segurança na internet é tema do Ponto a Ponto de amanhã (23)

Fala-se muito em inclusão digital, mas muito pouco em educação digital, afirma Renato Ópice Blum em entrevista do Ponto a Ponto deste sábado (23), à meia noite (Foto: Divulgação)

O especialista em Direito Digital e professor do Insper, Renato Ópice Blum, é o convidado do Ponto a Ponto, da BandNewsTV, neste sábado (23), à meia-noite. A atração, comandada pela jornalista Mônica Bergamo e pelo sociólogo Antonio Lavareda, trata do tema da segurança nas redes e o que pode-se fazer para evitar crimes cibernéticos. As reprises do Ponto a Ponto serão neste domingo (24), às 17h30, e na sexta (29), às 3h.

De acordo com Blum, 41% dos brasileiros dizem que já usaram identidade falsa nas redes sociais. "Anonimato. Talvez essa seja a grande curiosidade da internet. É mais fácil você encontrar alguém nas redes do que pessoalmente hoje em dia. A gente fala muito em inclusão digital, mas muito pouco em educação digital", argumenta.

O especialista afirma que é impossível desenvolver um programa com 100% de garantia de segurança ou certeza em qualquer programa de computador. "Todas essas ferramentas são basicamente desenvolvidas por alguém. Esse alguém tem a chave daquela porta. É bom que todos tenham isso na consciência".

DICAS DO ESPECIALISTA

O advogado Renato Ópice Blum listou alguns cuidados que os internautas devem ter para se obter mais segurança nas redes. "Manter qualquer tipo de computador atualizado (dos smartphones, dos tablets, dos desktops); evitar cair nas promessas mirabolantes; evitar clicar nos links; procurar sempre saber a procedência do lugar que você vai comprar na internet; tenha um antivírus; procure não exagerar; não falar mal das outras pessoas e não abrir anexos".

Núcleo Político - SL.MCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário