sábado, março 08, 2014

Petrolândia,Tacaratu, Inajá e Jatobá entre os municípios que receberão assistência do centro de recuperação de depedentes químicos inaugurado neste sábado(08)

Unidade fica no município de Arcoverde e vai atender os  municípios de Arcoverde, Manari, Inajá, Tacaratu, Jatobá, Petrolândia, Custódia, Venturosa, Buíque, Sertânia, Pedra e Tupanatinga.
                           
A população do Sertão de Pernambuco passa a contar a partir deste sábado (8), com o Centro de Especialização em Recuperação de Dependentes Químicos (Caps AD III – Álcool e Droga). A sede fica no distrito de Mimoso, a 16 quilômetros de Arcoverde, e será gerenciada pela Fundação Terra, entidade presidida pelo padre Airton Freire.

O ato de inauguração, realizado neste sábado, contempla o primeiro serviço a ser ofertado gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com expectativa de que sejam realizados cerca de 80 atendimentos por dia. Para abril, é prevista expansão com a inauguração do segundo serviço, o Terra Terapêutica.

Com abrangência regional, o centro vai atender 24 horas por dia 13 municípios da região do Moxotó. São eles: Arcoverde, Manari, Inajá, Tacaratu, Jatobá, Petrolândia, Custódia, Venturosa, Buíque, Sertânia, Pedra e Tupanatinga. Serão 12 leitos que vão contar com a assistência de uma equipe multidisciplinar composta por psicanalistas, psiquiatra, clínico geral, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros profissionais.

O estabelecimento, que possui como parceira a Secretaria de Saúde de Arcoverde, é destinado a proporcionar atenção integral e contínua a pessoas do sexo masculino com transtornos decorrentes do uso abusivo e da dependência de álcool e outras drogas. “Queremos oferecer um suporte medicamentoso, psicoterápico, de orientação, na perspectiva da redução de danos e oportunizar um novo direcionamento de vida do indivíduo”, esclarece a secretária Municipal de Saúde Andréia Britto.

Já o Terra Terapêutica, quando estiver em funcionamento, vai desenvolver atividades agrícolas e pecuárias em parceria com Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), assim como atividades esportivas e oficinas de arte. “Este é um novo modelo de assistência. A união do tratamento terapêutico com atividades laborais, esportivas e, se for da preferência do paciente, acompanhamento religioso também”, ressalta a coordenadora Graça Barros.

As duas entidades recebem doações. Os interessados em colaborar devem entrar em contato pelo e-mail: captacao.ft.arcoverde@hotmail.com ou através do telefone: (87) 3821-1542.

NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário