sexta-feira, maio 30, 2014

Petrolândia: Alunos da Rede Municipal recebem certificado do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD)

 
Prefeito Lourival Simões entre alunos vencedores do concurso de redação,
 SD Tatiana Leopoldo ministrou o curso que teve duração de três meses
 
Comandante da 4a.CIPM-Petrolândia, Major Ferraz

 

Na tarde desta quinta (29/05), a 4ª CIPM-Petrolândia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou entrega dos certificados aos alunos das Escolas Municipais de Petrolândia Eudes Gustavo, 1º de Maio, 1º de Julho, e 04 de Outubro, que realizaram o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

A cerimônia aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil(AABB) de Petrolândia. O programa consiste numa ação conjunta entre a policia militar, educadores, estudantes e pais, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e violência entre crianças e jovens.

A composição da mesa foi formada pelo prefeito Lourival Simões, Comandante da 4ª CIPM Major Ferraz, SD PM Tatiana Leopoldo, Secretária Municipal de Educação Araci Fernandes Barbosa, Primeira Dama do Município Anna Tereza Simões, Gestora da Escola Municipal 04 de Julho Adenize Souto, Gestora da Escola Municipal 1ºde Maio Raimunda dos Santos, Gestora da Escola Municipal 1º de Julho Ivaneide Freire, vereador Silvio e Dona Socorro Simões, mãe do prefeito Lourival Simões.

O PROERD foi ministrado nas escolas municipais de Petrolândia, ao longo do primeiro semestre de 2014 pela SD PM Tatiana Leopoldo da Silva. Com um plano de estudos organizado, o programa abordou temas como drogas lícitas e ilícitas, amizade, auto-estima e bulling, entre outros assuntos relacionados, de forma lúdica e descontraída.

O evento, repleto de atividades, contou com à apresentação das alunas do balé clássico da Escola Municipal 06 de Março, sendo prestigiado por familiares dos alunos, e servidores da Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia. A cerimônia começou com a entoação do Hino Nacional, e logo depois as falas dos presentes.

Em discurso, as autoridades colocaram a importância do Proerd em Petrolândia, e reafirmaram o compromisso público municipal de continuar com as ações do projeto na cidade. Por último, foi a vez da organizadora do projeto falar. Emocionada, e com a voz embargada, a Soldada PM Tatiana Leopoldo agradeceu o apoio dado ao projeto pela Prefeitura Municipal de Petrolândia, e enfatizou a participação das crianças que participaram do curso, dando parabéns aos estudantes. A emoção maior aconteceu quando Tatiana cantou, junto com os alunos, o hino do PROERD. Logo após foi realizada a entrega de certificados para os alunos.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education, surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições. Ele consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Para ver todas as fotos do evento, clique>Alunos da Rede Municipal recebem o certificado PROERD

 
 
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário