terça-feira, novembro 17, 2020

União Europeia notifica surto do vírus da gripe aviária


A União Europeia registrou casos de gripe aviária em várias granjas de países do continente e determinou o abate de milhares de galinhas para conter a disseminação. O surto do vírus Influenza (H5N1), que causa a gripe, foi constatado nas últimas semanas na Europa, sendo que ele pode ser dividido em vários subtipos e um deles, o H5N8, foi confirmado em uma granja perto de Rostock, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, na Alemanha. "Para combater o surto da doença e evitar sua maior propagação, é preciso do ponto de vista médico veterinário abater 70.000 aves em vários locais. As preparações já começaram", disse porta-voz do governo de Rostock.

Além disso, as autoridades locais ainda informaram que aproximadamente 16.000 perus foram abatidos no mesmo estado alemão quando a gripe foi encontrada em outra granja. Também outros surtos da gripe aviária foram notificados na França, Córsega, Holanda, Reino Unido e Dinamarca. Com o crescimento de tantos casos, os países estão tomando medidas mais intensas para controlar e conter a disseminação.

O Reino Unido ordenou sacrificar 12.000 aves domésticas em uma granja no noroeste da Inglaterra e a Holanda já abateu 48 mil galinhas. A Dinamarca declarou que decidiu interromper a exportação de aves e ovos para nações fora do eixo da EU por pelo menos três meses e já realizou o abate de 25.000 aves.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário