sexta-feira, agosto 16, 2013

Casa de Cultura e Ponto de Cultura de Tacaratu são espaços de memória e produção da cultura local

Lurdinha do Jornal, atendente na Casa de Cultura

Na tarde dessa quarta-feira (14), a reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou a cidade de Tacaratu, município vizinho a Petrolândia. Em rápido passeio no centro da cidade, visitamos os principais pontos atrativos daquele trecho do município. Dois locais nos chamaram a atenção: a Casa de Cultura Rilton Ferraz Pereira Lisboa e o Ponto de Cultura Tacaratu: Filhos da Terra.

Na Casa de Cultura, que funciona no Pátio Cultural Maria José Carvalho, no início do Calçadão São Serafim, fomos atendidos pela simpática e comunicativa Lourdes, a Lurdinha do Jornal, a quem agradecemos a atenção que nos foi dispensada e as informações prestadas à nossa reportagem.

Casa de Cultura Rilton Ferraz Pereira Lisboa funciona como um modesto museu. Guarda peças antigas, numa mostra sobre tradições, costumes, personalidades e vários aspectos da cultura de Tacaratu. Móveis, equipamentos, ferramentas e outro objetos, tão bem como fotografias e documentos, contam ao visitante um pouco da história da região e do município. Nossa passagem pelo espaço que guarda a memória tacaratuense foi breve, mas pudemos avaliar a importância do acervo à disposição do público no pequeno prédio.

Do outro lado do Pátio Cultural, na esquina com a Rua da Matriz, entramos no Ponto de Cultura Tacaratu Filhos da Terra. Neste espaço, a cultura não é memória, mas está em movimento, em produção, através de cursos e oficinas gratuitos em inclusão digital, arte digital, fotografia, artes plásticas e audiovisual. No mesmo lugar funciona a Prosa-Projetos para o Semiárido.

Assim, observamos que a genuína cultura local, fruto de sua terra e do seu povo, ainda é preservada e valorizada em Tacaratu, com destaque para a forte atuação do poder público na salvaguarda da memória cultural do município e, consequentemente, da região.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário