segunda-feira, março 23, 2015

Dr. Cleobenysson Cruz alerta para uso de monitores domiciliares de pressão arterial

O Cardiologista Cleobenysson Cruz, da Endocardio - Endocrinologia & Cardiologia, alerta para uso dos aparelhos de medida da pressão arterial por pacientes.

Cada vez mais a utilização de monitores domiciliares de pressão arterial tem sido estimulada, principalmente pela publicidade. No entanto, sabemos que para a adequada utilização e aproveitamento médico os monitores devem ser validados. Essa validação é feita por comparação com um padrão ideal, chamado de 'padrão ouro', que correlaciona as medidas obtidas pelo aparelho com as aferidas por métodos tradicionais, como os usados nos consultórios médicos. 

Nesse sentido e com o objetivo de fornecer à população orientação sobre quais monitores, entre os comercializados no Brasil, têm sua medida validada, a Sociedade Brasileira de Hipertensão divulga em seu site, os monitores disponíveis no país aprovados pela Anvisa. 

No momento, está sendo divulgada uma lista atualizada e em breve mais monitores serão colocados à disposição para avaliação, assim os pacientes poderão fazer uso de um aparelho adequado, cujas medidas permitirão ao médico avaliar como anda o controle da sua pressão em casa e otimizar o tratamento, caso seja necessário.

Abaixo, segue o texto publicado no site da Sociedade Brasileira de Hipertensão e o link para conferência dos aparelhos aprovados pela ANVISA.

Mais informações: dableducational.org

Dr. Cleobenysson Cruz/SBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário