quarta-feira, março 15, 2017

Petrolândia: Lideranças quilombolas e mães de alunos da Escola Quixabeira realizam manifestação contra Reforma da Previdência


Nesta quarta-feira (15), lideranças quilombola e mães de alunos da Escola Quixabeira, localizada na comunidade Quilombolas "Negros de Betinho", situado na Agrovila 04 da Reta, no Projeto Barreiras, no município de Tacaratu, limite com o município de Petrolândia, realizaram ocupação ao prédio da instituição de ensino em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência Social propostas pelo governo federal.

O presidente da associação quilombola, Cícero Abraão, alerta que caso a proposta do presidente Michel Temer seja aprovada, será um desastre para a classe trabalhadora.

O governo pretende fixar idade mínima de 65 anos para requerer aposentadoria e elevar o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Atualmente, não há uma idade mínima para o trabalhador se aposentar. Para receber o benefício integral, é preciso atingir a fórmula 85 (mulheres) e 95 (homens), que é a soma da idade com o tempo de contribuição.

Os chamados segurados especiais, que inclui agricultores familiares, passariam a seguir a mesma regra de idade mínima dos segurados urbanos (65 anos). Os professores, que antes poderiam se aposentar com tempo reduzido ao contabilizar o tempo em sala de aula, seguirão as mesmas regras estabelecidas para os demais trabalhadores.

Haverá uma regra de transição para quem está perto da aposentadoria. Homens com 50 anos de idade ou mais e mulheres com 45 anos de idade ou mais poderão aposentar-se com regras diferenciadas. A regra de transição só vale para o tempo de aposentadoria, já para o cálculo do benefício valerá a nova regra proposta.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Associação da comunidade quilombola Negros de Betinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário