quarta-feira, setembro 24, 2014

Petrolândia: CRAS apresenta projeto em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência


O evento foi encerrado em corrente de oração

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (comemorado no último dia 21), o CRAS-Centro de Referência da Assistência Social de Petrolândia oportunizou aos alunos e pais de alunos portadores de deficiência física, na tarde desta terça-feira (23) na sede do Clube da AABB de Petrolândia, uma palestra ministrada pela psicóloga Silvana Sá, com o tema: Inclusão! Eu Também Faço Parte. Viva a Diferença..

O evento, que também contou com a parceria de oito Escolas Municipais, junto com o  Centro Beethoven de Educação Especial, teve como objetivo conscientizar os pais, de como contribuir para a acessibilidade da pessoa com deficiência.

''O objetivo do evento é provocar a reflexão sobre as questões relacionadas à deficiência e buscar a inclusão plena dos deficientes na sociedade''. Disse a psicóloga Silvana, que ainda afirmou que o maior preconceito está na própria família. '' O deficiente não é diferente. Diferente somos todos nós, por que ninguém é igual a outra pessoa. Infelizmente o maior preconceito ainda está na própria familia, que as vezes esconde o filho para que ninguém perceba que ele é deficiênte'' disse.

O evento foi abrilhantado com à apresentação de alunos da AABB Comunidade, que sobre a coordenadoria de Maiara, apresentaram o tema '' Ser Diferente é Normal''. O grupo Capoeira e Cidadania, também fez bonita apresentação arrancando calorosos aplauso da platéia. Encerrando as apresentações, servidores do Creas Regional do Sertão de Itaparica apresentaram uma bonita peça sobre inclusão social.

No final do evento todos deram as mãos, e em clima de emoção foi rezado o Pai Nosso.  Em seguida, foi servido o lanche para todos presentes.

Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à atividade exercida pela biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde. A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que vivencie uma deficiência continuamente. Contudo, há que se observar que em contextos legais ela é utilizada de uma forma mais restrita e refere-se a pessoas que estão sob o amparo de uma determinada legislação.

Para ver todas as fotos do evento, clique > Projeto Inclusão! Eu Também Faço Parte

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário