quarta-feira, junho 15, 2022

Petrolândia: Banda Adolfo Alexandre de Melo completa 84 anos nesta quinta (16/06/2022); conheça sua história contada por José Costa da Silva ''Seu Dedinho''





Nesta quinta-feira, 16 de junho de 2022, a Banda Adolfo Alexandre de Melo, de Petrolândia, completará 84 anos de existência.

Conheça a história dos 84 da Banda Musical Adolfo Alexandre de Melo


 José Costa da Silva ''Seu Dedinho''   Foto/arquivo - Blog de Assis Ramalho

A história da banda musical vem de longos anos, nos relatos de um dos músicos mais antigo José Costa da Silva, popularmente conhecido como o senhor “Dedinho da Banda”, iniciou no ano de 1938, quando chegou na cidade de Petrolândia um circo que tinha o nome Circo Chumbrega, nele acompanhava um trombonista e maestro por nome Edson Silva Porto, este se interessou pela cidade e criou uma associação musical, que era formada por comerciantes e moradores locais, criou-se uma banda composta por 32 músicos, que durou pouco tempo, deixando a sua semente plantada nesta cidade. Logo após foi criada a segunda banda musical pela SUVALE através do primeiro administrador Dr. Djalma Wanderley, que passando pouco tempo o mesmo foi embora, e a banda ficou na lembrança do povo e dos músicos Petrolandeses.

A partir do momento que a mesma foi extinta por autoridades, essa semente plantada permaneceu viva, pois o senhor José Costa da Silva (Seu Dedinho da banda) juntamente com outros companheiros por amor a banda de música criou a banda de Petrolândia, dando assim continuidade as programações festivas do município, e por onde a banda passava, a todos encantava.

Na gestão do prefeito José Araújo da Silva, gostando da banda e dos esforços dos componentes, ampliou a mesma comprando novos instrumentos, e aproveitando alguns instrumentos já existentes que foram doados pela SUVALE, e assim fazendo a alegria do povo Petrolandenses, tocavam nas festas escolares, festas de padroeiro, biblioteca municipal, e outros eventos.

No ano de 1985, gestão do Prefeito Francisco Simões de Lima, quando a banda de música tocava nos jogos escolares, assistindo a sua passagem em frente a Prefeitura, se encantou, e convocando os músicos para uma reunião resolveu ajudar a mesma, com a compra de instrumentos novos, gratificando os músicos, incentivando a todos componentes da banda.

No dia 25 de Agosto de1986, por meio do Projeto de Lei no 491/86 Art. 10 – a banda Municipal foi denominada “Banda Municipal Adolfo Alexandre de Melo”; em homenagem ao notável músico falecido.

No decorrer da história da banda, podemos citar nomes de grandes músicos que em diferentes época, fazem parte da história desse Patrimônio artístico da nossa cidade.

Os músicos e seus instrumentos:

Tuba: João Crispim da Silva (João de Boa), Vicente José de Menezes e Antônio Ferreira Nunes.
Clarineta- José de Carvalho Alcântara (Zé Marcelino), Adolfo Alexandre de Melo, João de Oliveira Cruz, Zeca de Cícero (Dé) Francisco Delgado (Chiquinho), José Marques da Silva (Zezinho de Chica, que também foi regente da banda), Francisco Pereira, Izaldo Tomé de Souza. E Djalma Gomes de Menezes tocava Requinta.
Trombone: José Costa da Silva (seu Dedinho da banda), José Delgado (Zequinha), Francisco Alexandre Melo, Abel Soares, e Trombone de vara - Cláudio José de Oliveira.
Saxorne: Valdemar Pereira Lima (Casinho).
Piston - Milton de Pachola, Miguel Pereira de Lima, Jardiel Sandro Cordeiro, José Humberto Cordeiro.
Sax tenor - Divaci Pereira.
Sax alto - José Leite Filho.
Percussão- Cícero Costa, José Pedro de Melo (Dudé), Pedro José dos Santos, Edson Campos dos Santos, Denival Batista;

Os Regentes da Banda no decorrer da história foram: 1° Edson Silva Porto, 2° José Tibúrcio (1940-1944), 3° José Lulu (1944-19450, 4° Cicero Barros (1945), 5° José Marques da Silva (Zezinho de Chica- 1945-1955).

Também foi regente da banda José Clementino de Oliveira, depois a regência da banda foi exercida por José Tibúrcio, onde o mesmo ao ir embora passou a responsabilidade de administrar a banda para José Costa da Silva ( seu Dedinho da banda) que reorganizou os músicos da banda e seus instrumentos. A banda ficou sem regente até 1962 quando passa a ser regente o senhor Josemir Ramalho, e depois de um tempo José Tibúrcio novamente volta a ser o regente.

No ano de 2003 Dr. Antônio Marcos de Souza assume a gestão do município, procurando investir na banda municipal Adolfo Alexandre de Melo, e por pertencer a Secretaria de Educação do Município, a Secretária de Educação Maria do Carmo Lima Pereira através da Prefeitura Municipal renovou a estrutura da banda, com novos instrumentos e fardamentos. E também foi contratado um professor de violão o jovem Manoel Joaquim para ser o maestro da banda, no entanto a sua permanência na mesma foi curta. Em sequência Deison foi nomeado maestro da banda. E sempre presente em todas as programações festivas do município, alegrava os Petrolandenses.

Na história da banda tivemos várias mulheres que contribuíram com esse patrimônio histórico cultural, como Jailma Barbosa, Silvana, Selene , Lucinha Santos, Elisania, Tatiane, Núbia, Jussara.

O ano de 2013 a banda foi desativada, deixando dos músicos a população triste, onde nos eventos festivos era constantemente cobrada a sua presença. Mas os músicos resistentes, mesmo sem apresentações, sempre manteve acesa a esperança de voltar a abrilhantar as festividades com a nossa eterna banda Adolfo Alexandre de Melo.

Blog de Assis Ramalho
Informação; Direção da Biblioteca Municipal Barão de Mauá
Fotos/arquivos: Divulgação rede social

José Costa da Silva ''Seu Dedinha'', em entrevista a Assis Ramalho

''Eu toquei muitos anos. Foram 54 Festas de São Francisco [Padroeiro de Petrolândia], 38 de Nossa Senhora da Saúde [Padroeira de Tacaratu] e 60 carnavais entre Barreiras, Petrolândia e Tacaratu. Então, eu me sinto muito feliz e sempre digo para a minha família que na hora em que eu partir eu não quero tristeza. Eu quero que agradeçam a Deus pela temporada que ele me deu nesta terra e pela felicidade que me deu. Além da família do meu pai que eu criei, eu criei a minha família. Criei 11 filhos, e hoje tenho 18 netos, 3 bisnetos e 10 filhos vivos''.

A entrevista foi concedida no aniversário de 80 anos comemorado em 2015 - veja link abaixo

Um comentário:

  1. EU O VELHO JALDIR FILHO DE LUIS SANTANA DA CACHOEIRA TIVE O PRAZER VELOS TOCAR HOJE SO RESTA A SAUDADE MEU AMIGO IRMÃO DEDINHO QUE DEUS TE DE SAUDE E PAZ JUNTO COM COM TUA FAMÍLIA FELICIDADES

    ResponderExcluir