quarta-feira, outubro 03, 2018

TRE-PE esclarece boato sobre título e voto biométrico

TRE-PE desmente fake news

Mais uma vez se encontra em circulação no WhatsApp notícias de fontes duvidosas sobre o processo eleitoral, desta vez alegando que as pessoas que não fizeram o cadastramento biométrico podem votar normalmente, e que o cancelamento do título seria um boato.

O texto, no entanto, possui meias verdades. Se na cidade onde o eleitor reside ainda não tiver ocorrido o recadastramento biométrico, como é o caso de Jaboatão do Guararapes, em Pernambuco, o eleitor pode se dirigir a urna normalmente, portando seu título e um documento oficial com foto.

Contudo, se o eleitor mora em uma cidade onde a biometria já é obrigatória, como é o caso de Recife e Olinda, e não tiver feito o recadastramento biométrico, o seu título se encontrará cancelado, o que impedirá o eleitor de votar.
É possível verificar todos os municípios que já participaram do recadastramento biométrico em Pernambuco através do próprio site do TRE-PE. Também pelo site, o eleitor pode checar a sua situação eleitoral ou então entrando em contato com o cartório eleitoral de sua cidade.

Por: Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário