sábado, agosto 03, 2019

Entrega de sementes beneficia irrigantes de projetos de públicos em Sergipe



Os produtores dos projetos públicos de irrigação do Baixo São Francisco Sergipano receberam 250 toneladas de sementes de arroz. Nesta semana, o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, César Mandarino, participou do ato de entrega simbólica das sementes, promovida pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas. A solenidade foi realizada no distrito de irrigação do projeto Cotinguiba/Pindoba, na zona rural de Propriá.

César Mandarino destacou a importância da parceria com o governo de Sergipe para o desenvolvimento dos projetos públicos de irrigação da região. “Com recursos de uma emenda impositiva da bancada federal de Sergipe, investimos mais de R$ 50 milhões na recuperação de canais, bombas e estradas. E essa parceria com o governo do estado é importante, porque a doação de sementes representa muito para a produção agrícola do Baixo São Francisco”, afirmou.

Belivaldo Chagas disse que a distribuição de sementes aos irrigantes do Baixo São Francisco vai beneficiar quase mil famílias na região. “Essa ação fortalece a agricultura familiar e isso é muito bom para a região. Por isso não podemos deixar de apoiar a produção de arroz”, declarou o governador. Para executar a ação, o governo estadual investiu R$ 607 mil.

O gerente do Distrito de Irrigação de Cotinguiba/Pindoba, Marcelo dos Santos, elogiou a iniciativa e afirmou que o apoio dos governos estadual e federal é imprescindível para o sucesso dos produtores rurais. “O nosso dia a dia é muito complicado e por isso precisamos muito do apoio da Codevasf e do governo do estado. Essas sementes são um produto de grande qualidade e a gente agradece muito essa ajuda”, apontou.

As sementes de arroz certificadas distribuídas pelo governo do estado vão ser utilizadas pelos irrigantes para o início da safra de verão da rizicultura. Os projetos públicos de irrigação da Codevasf em Sergipe beneficiam cerca de 1,5 mil famílias e produzem anualmente mais de 35 mil toneladas de alimentos. A rizicultura responde por aproximadamente 80% de toda a produção agropecuária nos projetos públicos de irrigação da Codevasf na região. Participaram do evento, prefeitos, vereadores, secretários estaduais, gerentes de distritos de irrigação, produtores rurais e técnicos da Codevasf.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário