quinta-feira, abril 04, 2019

Prefeitura de Petrolândia, BNB e Sebrae articulam ações em parceria na reunião do Comitê Gestor Municipal da Ovinocaprinocultura

Raimundo Neto e Adelmo Azevedo (BNB), prefeita Jane Souza, Pedro Lira (Sebrae-PE) e Fábio Menezes, secretário de Agricultura de Petrolândia

Foi realizado nesta quarta-feira, 03 de abril, no Auditório do Centro Cultural, reunião do Comitê Gestor Municipal da Ovinocaprinocultura do município de Petrolândia, iniciativa da política do PRODETER - Programa de Desenvolvimento Territorial, operacionalizado pelo Banco do Nordeste-BNB, como estratégia para contribuir com o desenvolvimento territorial e local, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas financiadas na Região. O Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, ressaltou que um dos objetivos do programa é fortalecer as cadeias produtivas, potencializando a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento, promovendo o financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.

O consultor do SEBRAE, Pedro Lira, ressaltou que o Arranjo Produtivo Local (APL) da ovinocaprinocultura no território do Sertão de Itaparica será fortalecido com apoio do SEBRAE-PE, que iniciou os primeiros contatos com os criadores de caprinos e ovinos, que serão atendidos por uma consultoria multidisciplinar, com equipe técnica. Posteriormente, serão ofertados cursos, capacitações, dias de campo, intercâmbio e qualificação profissional, para melhoria da produção dos empreendedores rurais, através do projeto "Sertão Mais Produtivo", que foi contemplado na seletiva do Banco do Nordeste, através do EDITAL BNB-FUNDECI/2018.

A reunião contou com o apoio da Secretaria de Agricultura do município Petrolândia, através do Secretário Fábio Menezes (Fabinho), que colocou à disposição a infraestrutura da Secretaria para apoiar as ações de desenvolvimento da ovinocaprinocultura, além de outras atividades econômicas produtivas importantes para o município. 

O encontro reuniu cerca de 30 criadores, além de representantes da cooperativa ASCOOPETRO de Petrolândia, SEBRAE-PE, Banco do Nordeste, Prorural e IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco.

Na oportunidade, a prefeita Jane Souza atendeu em seu gabinete o novo Gerente do BNB-Floresta, Sr. Raimundo Neto, e ressaltou a importância da instituição na região de Itaparica. A gestora afirmou  que o município estará sempre de portas abertas e apoiando as cadeias produtivas no município, e o Banco do Nordeste é um grande parceiro.

Blog de Assis Ramalho
Texto e fotos: Adelmo Azevedo/Divulgação BNB-Floresta-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário