quarta-feira, novembro 19, 2014

Petrolândia: Após oito meses na Paróquia local, Padre Fernando é transferido para Custódia

Padre Fernando foi entrevistado por Assis Ramalho na manhã desta quarta-feira (19). Ele afirmou estar deixando a Paróquia de Petrolândia e, a partir do dia 30 deste mês, deverá ser pároco da cidade de Custódia.

Após oito meses na Paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Petrolândia, o pároco Fernando Nivaldo Batista será transferido para a paróquia de Custódia, também no Sertão de Pernambuco, onde estará a partir do dia 30 deste mês.

A notícia foi confirmada por padre Fernando na manhã desta quarta-feira (19) em entrevista exclusiva ao Blog de Assis Ramalho. Acompanhe abaixo tópicos da entrevista que será postada na íntegra nesta quinta-feira (20).

Sobre a transferência, padre Fernando disse:

''Evidentemente que a notícia pegou todos de surpresa, inclusive a mim, mas essa é a dinâmica da Igreja, que após um tempo, a cada ano, cada Diocese faz a sua Assembleia Diocesana, um resumo das dioceses e das paróquias, e aí o Bispo, juntamente com o Clero, vê as necessidades de possíveis transferências ou mudanças de padres. E essas mudanças estão acontecendo e o Bispo Dom Gabriel viu a necessidade de me enviar para Custódia, haja vista que aquela paróquia é maior do que esta, e lá tem um padre trabalhando sozinho e, segundo uma conversa que eu tive com o Bispo, o meu perfil se encaixaria com aquela paróquia, pela minha forma, pelo meu jeito e minha personalidade. Portanto, ele fez o convite e nos dispusemos a ir para aquela paróquia.''

Perguntado sobre a possibilidade de, por ser um padre jovem e extrovertido, ter incomodado conceitos de alguns fiéis em Petrolândia.

''Cada um tem a sua personalidade e a minha personalidade é essa que o povo de Petrolândia acabou conhecendo. A princípio muita gente até estranhou, pela minha jovialidade, pelo meu jeito, pela minha personalidade de ser, de falar, dos tratos com as pessoas, e eu estou saindo de Petrolândia sem nenhum peso na consciência porque eu tratei todos por igual. Agora, é evidente que a gente não agrada a todos."

Padre Fernando diz que não atingiu 100% de popularidade, assim como os demais padres que passaram por Petrolândia.

''Certamente houve algumas insatisfações, mas todos nós temos insatisfações. Todos os padres que passaram por aqui, certamente não atingiram 100% da popularidade. Nenhum padre, nenhum líder, ele atinge a popularidade de 100%. Houve insatisfação comigo? houve. Assim como houve com os padres anteriores que passaram por aqui, assim como haverá com outros padres que passarão. A gente não agrada 100% a todo mundo. Tem uma frase muito comum e muito corriqueira, de que nem Jesus agradou a todo mundo e eu não tenho pretensão nem presunção de sair daqui agradando a todos os petrolandenses. Existem pessoas que me querem bem, mas eu sei que existe pessoas que estranharam o meu jeito.''

Petrolândia, cidade hospitaleira

''Levo de Petrolândia a hospitalidade, porque o povo de Petrolândia é muito hospitaleiro, e aqui, pelo pouco tempo que fiquei, eu posso dizer que eu fiz amigos para a vida toda.".

A entrevista completa com Padre Fernando Nivaldo Batista será postada na íntegra nesta quinta-feira.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Wellington Pereira Campos, Seminarista da Paróquia São Francisco de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário