quarta-feira, novembro 19, 2014

Comunidades quilombolas recebem ações do ProRural



O dia ontem (18) foi de festa em duas comunidades quilombolas do Agreste e Zona da Mata. No município de Vicência, os moradores de Trigueiros, na Mata Norte comemoraram a entrega de um Centro Multiuso na localidade. A ação faz parte do projeto Protagonismo das Comunidades Quilombolas desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural.

Destinado as atividades educativas, pedagógicas, sociais e culturais, a obra vai atender a 367 famílias da comunidade remanescente de quilombos. Com investimentos da ordem de R$ 100 mil, o centro foi implantado através da recuperação de um antigo casarão de engenho e além do espaço para reuniões comunitárias é dotado de uma sala com equipamentos de informática e acesso a internet. Participaram da solenidade, a superintendente do ProRural, Rita Guilherme, o prefeito de Vicência, Paulo Tadeu, vereadores, representantes da prefeitura e técnicos do ProRural.

"É com muito orgulho que fazemos a entrega deste espaço, que é fruto de um projeto voltado ao fortalecimento dos grupos quilombolas. A disponibilização dos equipamentos com acesso a comunicação digital contribuirá para ampliação do processo de informação destas famílias", afirmou Rita Guilherme. "É a realização de um sonho, a inauguração desta casa que é de todos nós", disse orgulhosa a presidente da Associação Quilombola de Trigueiros, Edriane Cruz.

Sambaquim - No município de Panelas, foi assinada ordem de serviço, no valor de R$ 131 mil para construção de uma passagem molhada que beneficiará cerca de 130 famílias das comunidades quilombolas do Sambaquim e Riachão do Sambaquim. Além disso, uma sala de informática, com equipamentos eletrônicos (computadores, notebook, impressora, câmara digital e modem) foi inaugurada na comunidade. "São projetos que atendem grandes necessidade da população. A infraestrutura hídrica e o espaço digital são conquistas que trazem melhorias na qualidade de vida das famílias", destacou Rita Guilherme.

Segundo a presidente da associação, Josilene dos Santos, o trabalho realizado pelo ProRural vem transformando a realidade do local. ""Depois que participamos do projeto voltado aos quilombolas tudo mudou e com a obra da passagem molhada, um grande benefício virá, pois no período das chuvas chegamos a ficar muitos dias com o acesso prejudicado", explica.

A programação, que contou com palestras, atendimento médico e corte de cabelo, teve a presença do vice prefeito de Panelas, Ruben Lima.

Programa ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário