sábado, fevereiro 10, 2018

Festa de 40 anos do Galo da Madrugada arrasta multidão no Centro do Recife

Galo da Madrugada levou duas milhões de pessoas para as ruas do Centro do Recife, neste Sábado de Zé Pereira (10) (Foto: Rafael Medeiros/G1)


Celebrando 40 anos de fundação, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada tomou conta do Centro do Recife, neste Sábado de Zé Pereira (10). Com mais de 30 trios elétricos, o maior bloco de rua do planeta, segundo o Guiness Book, reuniu na capital pernambucana mais de dois milhões de pessoas, de acordo com os organizadores.

Com o tema “Galo 40 anos: promovendo o folclore e a cultura de Pernambuco”, o desfile começou por volta das 9h, logo depois do café da manhã. Presidente do bloco, Rômulo Meneses falou sobre a importância da agremiação para a cultura do estado.

"O Galo é muito importante para a manutenção do carnaval de rua do Recife. Chegamos aos 40 anos, com 41 desfiles, sem perder a originalidade e sempre representando o nosso povo", disse.

Apesar de o tempo fechado durante a abertura oficial do carnaval da capital, na sexta-feira (9), o folião teve que enfrentar o sol escaldante durante o desfile do clube de máscaras.

Um dos homenageados pelo Galo da Madrugada em 2018, o jornalista da TV Globo Francisco José comentou a importância da homenagem. "Vi o Galo desde o primeiro desfile, com poucas pessoas, no bairro de São José. É uma honra poder mostrar esse bloco que tanto admiro", disse.

Famosos


Com mais de nove horas ininterruptas de desfile, o Galo reuniu famososcomo Gaby Amarantos, Elba Ramalho, Luiza Possi, além da homenageada do carnaval do Recife em 2018, Nena Queiroga. (Veja vídeo acima)

Na Praça Sérgio Loreto, local da sede do Clube de Máscaras, ocorreram os tradicionais duetos, que reuniram dezenas de cantores locais e nacionais. A cantora Vanessa da Mata, que foi recebida pelos clarins do frevo, cantou com o Maestro Spok e celebrou o aniversário neste sábado.

"O carnaval tem essa catarse de jogar fora o ano anterior e, finalmente, começar o novo. Eu celebro a vida no carnaval", ressaltou Vanessa da Mata.

Uma das apresentações mais celebradas foi a da cantora pernambucana Michelle Melo, um dos principais ícones do brega no estado. Emocionada, a "Madonna do Brega" comemorou a conquista de ter o ritmo reconhecido como expressão cultural.

"Eu finalmente posso dizer 'obrigado, Deus'. Sem os fãs, que acreditaram em mim, mais do que eu mesma acreditei, isso não seria possível. Já estou no meu segundo desfile do Galo, mas, pela primeira vez, num dueto, com a banda Asas da América. Me arrepio para falar. É muita emoção", afirmou.

Pela quinta vez participando do Galo da Madrugada, a cantora paraense Gaby Amarantos finalizou uma de suas apresentações com um discurso contra o assédio sexual no carnaval. Antes de cantar a música "Frevo Mulher", ela fez um apelo que todo ano é repetido durante a folia. "Minha gente, se uma mulher diz não, é não. Vamos acabar com isso. Respeitem as minas!", disse.

Por Pedro Alves, G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário