segunda-feira, julho 13, 2015

Força tarefa da Codevasf busca soluções para convivência com a estiagem no Norte da Bahia


Uma força tarefa criada pela 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro (BA), iniciou uma série de ações que buscam alternativas para a convivência com a estiagem prolongada nos perímetros de irrigação mantidos pela empresa no Norte da Bahia.

No perímetro de irrigação de Pedra Branca, localizado nos municípios de Curaçá e Abaré, os técnicos da 6ª Superintendência Regional da Codevasf elaboraram um projeto a fim de melhorar o abastecimento na estação de bombeamento, composta por quatro conjuntos de bombas, além de realizarem uma reunião com os produtores que moram nas agrovilas do perímetro de irrigação.
Segundo o técnico da Codevasf Jorge Luiz Alves Rodrigues, o trabalho desenvolvido na tomada de água do perímetro de Pedra Branca começou com a limpeza mecânica do canal e com a retirada do excesso de lama e vegetação que também estavam dificultando a alimentação.

Rodrigues contou que a parte mais delicada do processo foi a utilização de uma máquina retroescavadeira para realizar o serviço, uma vez que ela teria que ficar no meio do canal para que o serviço fosse bem executado. Em seguida foi realizado um enrocamento (barramento) de parte da saída do canal de tomada de água, com a colocação de sacos de solo cimento – uma mistura de material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura de solo, cimento e um pouco de água dentro de um saco de plástico, que depois de endurecido, ganha consistência e durabilidade.

“Essa ação elevou o nível de água na bacia da estação de bombeamento em mais de 20 centímetros, propiciando condições de funcionamento de todos os quatro conjuntos de bombas, e estabilizando a captação da estação de bombeamento”, explica Rodrigues.

Todo o trabalho de preparação do barramento foi feito com a ajuda dos produtores do perímetro de Pedra Branca, que prepararam os sacos de contenção e utilizaram paquetes (pequenas canoas) para o transporte do material, que foi colocado na saída do canal, formando um cinturão.

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Alaôr Grangeon, os resultados foram os melhores possíveis, principalmente porque contou com a participação de cerca de 50 produtores, que trabalharam em mutirão. “Essa união na busca e execução de soluções emergenciais faz com que os próprios produtores valorizem ainda mais seu trabalho, participando mais ativamente dos destinos de seu empreendimento”, disse.

O serviço contou ainda com o apoio dos distritos de irrigação dos perímetros de Curaçá e Maniçoba, que cederam a retroescavadeira e a carreta para o transporte dessa máquina, respectivamente.
Monitoramento
“Nos demais perímetros, os técnicos da Codevasf vêm monitorando diariamente os níveis de água nos canais de captação para evitar problemas. Além disso, estamos realizando o trabalho de limpeza e desassoreamento dos canais principais para facilitar o abastecimento e fazer com que a baixa vazão não comprometa o funcionamento dos sistemas de captação”, afirma Alaôr Grangeon.

Além de Pedra Branca, a Codevasf é responsável pela manutenção de sete perímetros de irrigação na área de atuação da 6ª Superintendência Regional: Curaçá, Glória, Mandacaru, Rodelas, Salitre – 1ª Etapa, Tourão e Maniçoba.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário