segunda-feira, junho 13, 2016

Hospital Municipal de Petrolândia participa da Semana do Meio Ambiente de Paulo Afonso

Fabrício Almeida representou o Homupe no evento em Paulo Afonso



O Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, situado em Petrolândia-PE, participou no dia 07 de Junho de 2016 da Semana do Meio Ambiente na cidade de Paulo Afonso-BA no auditório da Associação dos Comerciantes de Paulo Afonso – ASCOPA, representado pelo Técnico em Segurança do Trabalho Fabrício Almeida, o curso com tema “A Importância do Gerenciamento de Resíduos Sólidos nas Empresas em sua didática abordada complementar: Licenciamento Ambiental, Esocial para melhor aplicar”.

Com o intuito de aprimorar as atividades que já são realizadas pelo Hospital Municipal cumprindo suas responsabilidades socioambientais, tratando assim de seus resíduos desde á chegada até o seu destino final. O serviço é realizado através de empresas contratadas legalmente para fazer o recolhimento desses rejeitos de diferentes classes sejam elas infectantes e perigosas, e através de parcerias com associações locais vem desenvolvendo o reaproveitamento dos resíduos comum e orgânico, gerando assim rendas e uma conscientização de que podemos fazer mais por o nosso município em matéria sustentável.


As parcerias com as associações locais são realizadas no ato de doação de resíduos comuns e orgânicos para que sejam reprocessadas e reutilizadas e inseridas no mercado de trabalho. O Projeto Cidade Limpa realizam o processo de Triagem de Resíduos (separação) em sua tipagem: vidro, plásticos e lixo eletrônico; nossa nova parceria com a Associação Café com Arte que faz o recolhimento de resíduo orgânico Óleo de Cozinha e vasilhames para sua embalagem, o produto é um principio ativo principal para o processo de fabricação de sabão, produzido em grande quantidade e doado para comércio local restaurantes, bares entre outros. Outro serviço realizado na instituição é o recolhimento de resíduo químico tóxico pilhas e baterias, temos os nossos “Papas Pilhas” encontrados nos setores de atendimento ao publico para que a população venha contribuir com o descarte adequado desses materiais que são devolvidos para empresa Vivo Telefonia que faz seu reaproveitamento correto. Dispomos também em nosso hospital Municipal um descarte de Medicamentos Vencidos ou Extraviados, a caixa de Descarte encontra-se no setor da Farmácia Municipal para que a população faça sua parte contribuindo assim para uma coleta consciente e uma saúde pública construída por cada um de nós.

Cuidar do Meio Ambiente Dever Meu?

A importância que vem sendo dada aos resíduos sólidos é conseqüência dos aspectos ligados à veiculação de doenças e, portanto, à saúde pública; a contaminação de cursos d'água e lençóis freáticos, na abordagem ambiental. A coleta, o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos constituem-se em um dos grandes problemas das cidades brasileiras. O crescimento populacional e urbano associado aos modelos de desenvolvimento adotados tem promovido mudanças nos padrões de consumo que levam à geração de volumes cada vez maiores de resíduos. Tem ocorrido, também, uma mudança significativa na composição desses resíduos, com a crescente elevação do percentual de material inerte e diminuição de material orgânico e biodegradável. Todas essas transformações tornam cada vez mais complexos os desafios ligados ao gerenciamento do setor de resíduos.


Investir em nosso meio ambiente é investir na saúde e na melhoria da qualidade de vida da população e a busca por soluções deve passar pelo esforço de uma Sociedade.

Fabrício Almeida/Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário