segunda-feira, junho 13, 2016

IPA implanta projeto para multiplicação de sementes crioulas



O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), implantou a primeira Unidade de Teste e Demonstração (UTD) para Multiplicação de Sementes Crioulas em Sistema Agroecológico do Estado de Pernambuco, na segunda-feira passada (06/06), na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Brejão. A iniciativa foi realizada pelo Grupo de Estudo, Sistematização e Metodologia em Agroecologia – GEMA, do IPA, numa articulação com a Rede SEMEAM (Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco).

Além dos extensionistas e pesquisadores do IPA, participaram da implantação da unidade agricultores do Banco Comunitário de Sementes do Sítio Cruz, do município de Garanhuns, a Secretaria Municipal de Agricultura de Garanhuns, o Serta, o NEDET/UAG/UFRPE e os agricultores da Comunidade Quilombola do Castainho, também em /Garanhuns .

“Essa ação demonstra as crescentes parcerias de trabalho entre a Extensão Rural e a Pesquisa Agropecuária do IPA, no intuito de fortalecer o desenvolvimento integrado de ações para agricultura familiar do Estado de Pernambuco”, destaca o presidente do IPA, Gabriel Maciel.

A iniciativa é uma demanda de extensionistas do IPA, técnicos em agroecologia, pesquisadores, famílias agricultoras e suas organizações no intuito de multiplicar algumas das sementes crioulas cultivadas na região do Agreste Meridional de Pernambuco. O objetivo é observar de modo comparativo suas características através de manejo agroecológico.

Foram plantadas 17 (dezessete) variedades de feijão (Phaseolus vulgaris), 01 (uma) de milho (Zea mays), 08 (oito) de fava (Phaseolus lunatus), além de feijão-guandu (Cajanus cajan), adubos verdes, plantas forrageiras e jerimum, em 0,5 hectares.

“A ideia, com a implantação da unidade, é observarmos de modo comparativo, sob manejo agroecológico, as diversas variedades de sementes crioulas dessas culturas e também multiplicarmos para ampliar a oferta de sementes nos nossos trabalhos junto aos agricultores e agricultoras”, fala o extensionista rural do IPA, Pedro Balensifer.

O agricultor e membro do Banco de Sementes do Sítio Cruz-Garanhuns, Antonio Alves da Silva, aprova a iniciativa. “Esse plantio é importante para reforçar o trabalho já existente, levando à multiplicação e fortalecimento da luta pelas sementes crioulas”.

O GEMA é um grupo criado pelo IPA, e tem como objetivo discutir a agroecologia, atuando por uma produção de alimentos sem agrotóxicos, nutritivos e que proporcionem segurança alimentar, pelo resgate dos saberes tradicionais, pela igualdade de gênero, pela conservação e preservação dos recursos genéticos animais e vegetais, a exemplo das sementes crioulas, abelhas nativas e das plantas medicinais. A Rede SEMEAM é uma articulação de instituições, organizações e agricultores(as), e tem como objetivo fortalecer o trabalho de resgate, manejo e conservação de sementes crioulas e tradicionais do Agreste Meridional de Pernambuco.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário