quinta-feira, setembro 13, 2018

Jatobá: Clima de Guerra em desapropriação de terra na Comunidade Bem Querer de Baixo; vídeo e fotos

Caminhões com mudanças das famílias que foram desapropriadas
A Prefeitura de Jatobá por sua vez sensibilizada disponibilizou ambulância e profissionais de saúde para atender aos moradores daquela comunidade, cedeu uma das escolas do município para armazenar os móveis daquela família e providenciou marmitex para atender aquelas famílias.
Sr. Pedro de Neco, 93 anos de idade, há mais de 150 anos sua família vive nessas terras que também terá que desocupar.

Na manhã desta quinta-feira (13), moradores da Comunidade Bem Querer de Baixo, em Jatobá no Sertão de Pernambuco, foram surpreendidos com forças policiais federais e estaduais para cumprirem ordem de reintegração de posse de terra.

A ordem partiu do juiz Felipe Mota Pimentel, da 38ª Vara da Justiça Federal de Serra Talhada. Segundo informações o agente da Polícia Federal Luiz Carlos Ramos Porto nesta etapa será cumprida 12 reintegração de posse das mais de 300 famílias que estão no processo.

Nossa redação esteve na Comunidade Bem Querer de Baixofazendo registro e tomando depoimentos dos moradores daquela Comunidade, durante nossa visita pudemos perceber caminhões para mudanças e forças policiais federais, estaduais, corpo de bombeiros, samu e ambulâncias do município.

Muitas imagens e vídeos nos foram repassados onde mostram pessoas sangrando, crianças, jovens e idosos sendo submetidos a bombas de gás, spray de pimenta e até mesmo balas de borracha, usados para dispersão sem necessidade da população, visto que segundo os moradores não houve nenhuma resistência nesse momento por parte deles.

Vídeo: Portal Jatobá

Durante nossa reportagem registramos um verdadeiro arsenal bélico, digno de invasão de morros ocupados por traficantes, moradores que há mais de séculos vivem naquela comunidade sendo tratados como marginais, onde até mesmo um templo sagrado foi alvo de balas de efeito moral, não respeitando idosos e crianças que ali se acolhiam daquela situação que só se vem em filmes de guerra.

O Sr. Jailson Balbino foi um dos agredidos que teve um corte nos lábio e um dos dentes quebrado.

O senhor Admilson Nunes, diretor de política agrícola da FETAPE, condenou a ação desnecessária da Polícia Federal, visto que não houve nenhuma resistência, e até o momento as famílias que seriam desapropriadas não tinham um local apropriado para se instalarem.

A Prefeitura Municipal de Jatobá designou ambulâncias e profissionais de saúde para atenderem as pessoas daquela localidade, e até o momento em que estávamos na comunidade, 04 pessoas haviam necessitado de socorro, com pressão arterial alta e ferimentos por disparos de balas de borracha.

Uma das filhas de um dos líderes da comunidade, Adriana Souza, condenou a ação da polícia e disse que os direitos humanos foram totalmente desrespeitados, disse que não houve reação e sua família ainda teve a residência arrombada pelos policiais.

A Prefeitura de Jatobá por sua vez sensibilizada disponibilizou ambulância e profissionais de saúde para atender aos moradores daquela comunidade, cedeu uma das escolas do município para armazenar os móveis daquela família e providenciou marmitex para atender aquelas famílias.

Finalizamos nossa reportagem dando o conceito do que são os “DIREITOS HUMANOS”:

Os direitos humanos consistem em direitos naturais garantidos a todo e qualquer indivíduo, e que devem ser universais, isto é, se estender a pessoas de todos os povos e nações, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”. São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros.

Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais.

Agora perguntamos de que forma estão sendo garantidos esses direitos a essas famílias? Fica a pergunta!

Redação Portal Jatobá
Fotos Whitney Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário